CONTO E RECONTO COMO ESTÍMULOS À LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO - CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR NA ALFABETIZAÇÃO

PROCESSOS QUE SE INTER-RELACIONAM

Autores

  • Suzamary Almira de Figueiredo Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil
  • Beatriz Alves dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Evaristo Fernandes de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Lorena dos Santos Mulatti Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.372

Resumo

Esta pesquisa tem como tema central a importância do reconto para a alfabetização. O objetivo da pesquisa é discutir a importância de promover espaço para a leitura de contos e produção de recontos, nas salas de alfabetização, considerando o trabalho com esse gênero textual uma estratégia possível para o desenvolvimento de habilidades leitoras nas crianças e, por conseguinte, aquisição da escrita. Para tal, utilizou-se da perspectiva da pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados textos, livros e artigos que tratam da temática do conto e do reconto, focalizando nas questões atinentes à alfabetização. Foi analisado, nesse trabalho, a utilização do reconto como metodologia de ensino para contribuir com a alfabetização da criança, auxiliando, da mesma forma, para o letramento e aquisição de conhecimentos culturais, sociais e intelectuais. Essa pesquisa se subsidiou das concepções teóricas e discussões de autores como Bakhtin (1992) e Marcuschi (2002) e nas orientações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica (RCNEI) quanto dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Uma vez discutida a temática aqui apresentada, podemos afirmar que as atividades que envolvem contato com o texto oral e/ou escrito, produzindo, ainda, a própria escrita como resultado dessa dinâmica contribuem para os processos de alfabetização, pois se parte do texto, dentro de um contexto e de um gênero determinados para estimular a criativade e motivar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, que envolvem essa etapa de ensino. Nesse movimento, o papel do professor é fundamental e se torna indispensável.

Biografia do Autor

Suzamary Almira de Figueiredo, Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil

Especialista em Libras pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Beatriz Alves dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Elineide Cavalcanti de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Evaristo Fernandes de Almeida, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lorena dos Santos Mulatti, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Figueiredo, S. A. de, Santos, B. A. dos, Oliveira, E. C. de, Almeida, E. F. de, & Mulatti, L. dos S. (2024). CONTO E RECONTO COMO ESTÍMULOS À LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO - CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR NA ALFABETIZAÇÃO: PROCESSOS QUE SE INTER-RELACIONAM. Revista Ilustração, 5(8), 143–158. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.372

Edição

Seção

Artigos Científicos