REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Luciana Monteiro dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Jorge José Klauch Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho Universidad Europea del Atlántico, Cantabria, Espanha
  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha World University Ecumenical, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.371

Resumo

A presente pesquisa abordou o tema Gestão de Qualidade nas Instituições Educacionais, cujo embasamento teórico seguiu a visão dos autores que foram referências para a mesma, além de descrever de maneira sintetizada que qualidade e quantidade na educação não se dissociam da vida como um todo. Buscou-se também compreender quais são as ações e as metas que cada instituição pode desenvolver para atingir melhores resultados na realização do processo ensino aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi buscar fundamento teórico para a compreensão do que é qualidade na educação e como promover a mesma em instituições escolares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada em livros, documentos, artigos que tratam do tema gestão de qualidade. Além de apresentar de maneira suscinta a visão dos autores utilizados para a pesquisa no que se refere ao tema gestão de qualidade, foi relatado com alguns exemplos como se busca a qualidade na instituição de ensino a qual desenvolvo meu trabalho docente. Nas considerações finais há uma reflexão sobre a importância de se buscar e promover a qualidade não apenas no âmbito escolar, mas na vida em geral.

Biografia do Autor

Luciana Monteiro dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Elineide Cavalcanti de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Jorge José Klauch, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Candido Mendes.

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Universidad Europea del Atlántico, Cantabria, Espanha

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidad Europea del Atlántico.

Maria Cleonice Santos de Melo Penha, World University Ecumenical, Estados Unidos

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical.

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Santos, L. M. dos, Oliveira, E. C. de, Klauch, J. J., Andrade Filho, M. A. S. de, & Penha, M. C. S. de M. (2024). REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS. Revista Ilustração, 5(8), 135–141. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.371

Edição

Seção

Artigos Científicos