PROGRAMA EDUCAÇÃO - 10 ANOS

CENÁRIOS DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATO GROSSO

Autores

  • Lenice Lins Corrêa Universidade Estadual de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil
  • Celine Maria de Sousa Azevedo Must University, Estados Unidos
  • Jeckson Santos do Nascimento Universidad de la Integración de las América, Paraguai
  • Maria do Carmo Pereira de Aguiar Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, SP, Brasil
  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas, Acre, AM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.370

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o Programa EducAção – 10 anos para Mato Grosso sob a ótica da Educação Especial. Para tal finalidade, realizou-se um levantamento bibliográfico da temática com abordagem qualitativa aproximando-se do método dialético. A investigação apontou que na literatura sobre o tema muitos autores apontam uma dissonância entre a oferta da Educação Especial esperada e a realizada, promovendo a Política Pública Educacional como principal norteadora para subsidiar implementações práticas que levem à oferta do acesso e permanência à educação qualitativa, inclusiva e equitativa.

Biografia do Autor

Lenice Lins Corrêa, Universidade Estadual de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, pela Universidade Estadual de Mato Grosso. 

Celine Maria de Sousa Azevedo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Jeckson Santos do Nascimento, Universidad de la Integración de las América, Paraguai

Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA). 

Maria do Carmo Pereira de Aguiar, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, SP, Brasil

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. 

Sandra de Oliveira Botelho , Universidade do Estado do Amazonas, Acre, AM, Brasil

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Corrêa, L. L., Azevedo, C. M. de S., Nascimento, J. S. do, Aguiar, M. do C. P. de, & Botelho , S. de O. (2024). PROGRAMA EDUCAÇÃO - 10 ANOS: CENÁRIOS DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATO GROSSO. Revista Ilustração, 5(8), 125–133. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.370

Edição

Seção

Artigos Científicos