PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM ONLINE

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL

Autores

  • Shirleidy de Sousa Freire Must University, Estados Unidos
  • Alice Francisca da Silva Vechi Faculdade CENSUPEG, Brasil
  • Maria Cristina Vidovix Segura Must University, Estados Unidos
  • Marly Ribeiro dos Santos Dias Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil
  • Meiriadilla Sousa de Oliveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.364

Resumo

Este artigo investigou a integração de tecnologias no ensino de línguas, especificamente através do uso de plataformas de aprendizagem online. O objetivo central foi compreender como essas tecnologias poderiam otimizar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação a distância. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa bibliográfica, conforme proposto por Boccato (2006), que envolveu a coleta e análise de dados de literatura preexistente para construir uma fundamentação teórica coerente. Autores como Lins (2016), Silva Júnior (2016), Bartelle (2019), Amaral e Guerra (2020), e Alcântara (2019) foram essenciais para discutir as dinâmicas de aprendizagem interativa, a importância das novas tecnologias no ambiente educacional e o impacto da neurociência na personalização do ensino. As conclusões indicaram que as plataformas de aprendizagem online, quando bem utilizadas, não só superam barreiras geográficas e temporais, mas também promovem um ensino mais inclusivo e adaptativo, alinhado às necessidades dos estudantes de línguas. Este estudo contribuiu para o campo da educação linguística ao oferecer intuições sobre como os educadores podem melhor integrar as ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas, favorecendo um ambiente de aprendizado mais engajador e eficaz.

Biografia do Autor

Shirleidy de Sousa Freire, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Alice Francisca da Silva Vechi, Faculdade CENSUPEG, Brasil

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg. 

Maria Cristina Vidovix Segura, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Marly Ribeiro dos Santos Dias, Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil

Especialista em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Única. 

Meiriadilla Sousa de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Freire, S. de S., Vechi, A. F. da S., Segura, M. C. V., Dias, M. R. dos S., & Oliveira, M. S. de. (2024). PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM ONLINE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL. Revista Ilustração, 5(8), 45–58. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.364

Edição

Seção

Artigos Científicos