PRÁTICAS CURRICULARES SUSTENTÁVEIS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO

Autores

  • Josefa Samara da Conceição Carlos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil
  • Fernanda Mattos Gandini Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Acilane Pinto da Silva Must University, Estados Unidos
  • Luciana Monteiro dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Luciana Rodrigues Lopes França Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.360

Resumo

Este estudo abordou a integração da educação ambiental e da sustentabilidade nos currículos escolares, explorando como esses temas são incorporados em diferentes níveis de ensino e qual o impacto dessa integração na consciência ambiental dos alunos. O objetivo geral foi examinar as práticas pedagógicas e estratégias eficazes para ensinar sustentabilidade, além de avaliar seu impacto na formação dos estudantes. A metodologia empregada foi uma revisão de literatura, analisando artigos acadêmicos relevantes para coletar e sintetizar informações sobre o tema. Os resultados indicaram que a implementação de práticas de educação para a sustentabilidade melhora a conscientização e o comportamento ambiental dos alunos. Também foi observado que a formação de professores e o suporte institucional são importantes para a eficácia dessas práticas. As considerações finais destacaram a importância de políticas educacionais que suportem a educação ambiental, sugerindo a necessidade de colaboração contínua entre instituições educacionais, governos e comunidades para aprimorar a educação ambiental.

Biografia do Autor

Josefa Samara da Conceição Carlos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Especialista em Educação das Relações Étnico Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Fernanda Mattos Gandini, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Especialista de Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Acilane Pinto da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Luciana Monteiro dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Luciana Rodrigues Lopes França, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Carlos, J. S. da C., Gandini, F. M., Silva, A. P. da, Santos, L. M. dos, & França, L. R. L. (2024). PRÁTICAS CURRICULARES SUSTENTÁVEIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO. Revista Ilustração, 5(7), 219–234. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.360

Edição

Seção

Artigos Científicos