A TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR POR MEIO DAS COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.358Resumo
Esta revisão bibliográfica explorou a eficácia e os desafios associados aos currículos baseados em competências, com um foco particular no desenvolvimento de habilidades específicas em contraposição ao modelo tradicional baseado em conteúdo. O objetivo principal foi examinar como tais currículos equipam os alunos para enfrentar o mercado de trabalho e a vida em sociedade, bem como suas repercussões na avaliação e na formação docente. Para isso, empregou-se uma metodologia de revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise de dados de publicações pré-existentes que discutem o tema em questão. Os resultados obtidos indicaram que, embora os currículos baseados em competências sejam eficazes na preparação dos alunos para enfrentar desafios práticos e reais, existem barreiras significativas que dificultam sua implementação completa. Esses desafios incluem, principalmente, a resistência por parte dos educadores, que muitas vezes estão habituados ao sistema tradicional, e as complexidades envolvidas na avaliação efetiva das competências adquiridas pelos alunos. Além disso, a análise revelou que, para que esses currículos sejam verdadeiramente eficazes, é necessário que ocorram adaptações contínuas nas práticas educacionais. Estas devem visar não apenas a alinhar o ensino com as demandas contemporâneas do mercado e da sociedade, mas também a promover uma formação docente que esteja à altura desses novos desafios pedagógicos. As considerações finais da revisão destacaram a importância de desenvolver novos métodos avaliativos que sejam capazes de medir com precisão as competências que os currículos pretendem desenvolver, sublinhando a necessidade de uma abordagem educacional renovada e adaptativa que prepare os alunos de maneira eficaz para as realidades do mundo moderno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Jairo Santos Lima, Alice Francisca da Silva Vechi, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Caique Alves Rocha Dutra, Antonio José Ferreira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.