VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO PORTUGUÊS

Autores

  • Cibele Elias da Silva Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, SP, Brasil
  • Demisa Francisca Pires Pires Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil
  • Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Suzamary Almira de Figueiredo Faculdade São Luís
  • Uilma Honorato dos Santos Institucional pela Rede Futura, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.357

Resumo

O presente artigo busca uma análise acerca das variações linguísticas e o preconceito linguístico, temas estes abarcados na matriz curricular do curso. Inicialmente notada pela sociolinguística, a variação linguística é um fenômeno natural que ocorre durante a comunicação diária. Ela se manifesta na diversidade da linguagem, seja no vocabulário, na pronúncia, na morfologia ou na sintaxe. Essas mudanças são influenciadas por uma série de fatores, como a região geográfica, o sexo, a idade e a classe social do falante, além do grau de formalidade do contexto. A língua é flexível e dinâmica, adaptando-se conforme a situação. No entanto, o preconceito linguístico surge quando as variações não são reconhecidas. Para combater esse preconceito, é crucial promover o entendimento das variações linguísticas, principalmente no ambiente educacional.O trabalho é fundamentado em Marcos Bagno (1999), Sírio Possenti (1999), entre outros, resultado de um estudo de revisão bibliográfica.

 

Biografia do Autor

Cibele Elias da Silva, Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, SP, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).

Demisa Francisca Pires Pires, Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil

Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil pelo Instituto Superior de Educação de Ibituruna (ISEIB). 

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes.

Suzamary Almira de Figueiredo, Faculdade São Luís

Especialização em Libras pela Faculdade São Luís, Jaboticabal, SP, Brasil.

Uilma Honorato dos Santos, Institucional pela Rede Futura, SP, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Rede Futura (Faveni).

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Silva, C. E. da, Pires, D. F. . P., Gomes, P. C. P. A., Figueiredo, S. A. de, & Santos, U. H. dos. (2024). VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO PORTUGUÊS. Revista Ilustração, 5(7), 175–183. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.357

Edição

Seção

Artigos Científicos