VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.357Resumo
O presente artigo busca uma análise acerca das variações linguísticas e o preconceito linguístico, temas estes abarcados na matriz curricular do curso. Inicialmente notada pela sociolinguística, a variação linguística é um fenômeno natural que ocorre durante a comunicação diária. Ela se manifesta na diversidade da linguagem, seja no vocabulário, na pronúncia, na morfologia ou na sintaxe. Essas mudanças são influenciadas por uma série de fatores, como a região geográfica, o sexo, a idade e a classe social do falante, além do grau de formalidade do contexto. A língua é flexível e dinâmica, adaptando-se conforme a situação. No entanto, o preconceito linguístico surge quando as variações não são reconhecidas. Para combater esse preconceito, é crucial promover o entendimento das variações linguísticas, principalmente no ambiente educacional.O trabalho é fundamentado em Marcos Bagno (1999), Sírio Possenti (1999), entre outros, resultado de um estudo de revisão bibliográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cibele Elias da Silva, Demisa Francisca Pires Pires, Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Suzamary Almira de Figueiredo, Uilma Honorato dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.