TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO

INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS PARA UM CURRÍCULO PERSONALIZADO E INTERATIVO

Autores

  • Alex Andrelino Viana Jucá Must University, Estados Unidos
  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Fábio José de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Jeckson Santos do Nascimento Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Laura Silva de Sousa Universidade de Educação de Tangará da Serra, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.355

Resumo

Este artigo explora a relação complexa entre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), novas metodologias de ensino, currículo e interatividade na educação. Com base em uma pesquisa bibliográfica, são discutidos conceitos fundamentais e analisadas práticas inovadoras, com o objetivo de compreender como a integração das TDIC pode promover uma aprendizagem significativa e preparar os alunos para os desafios do século XXI. A metodologia adotada neste paper é a pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão e análise crítica de estudos acadêmicos e fontes confiáveis sobre o tema. Os benefícios da integração das TDIC na educação incluem flexibilidade, personalização curricular e interatividade, proporcionando ambientes de aprendizado mais adaptáveis e colaborativos. No entanto, essa transição digital também enfrenta desafios, como a formação de professores, seleção de recursos digitais de qualidade e garantia de igualdade no acesso à tecnologia. Portanto, para aproveitar ao máximo o potencial das TDIC na educação, é necessário adotar uma abordagem estratégica e comprometida com a qualidade pedagógica. A relação entre TDIC, metodologias inovadoras, currículo e interatividade na educação deve ser cultivada e adaptada continuamente para atender às necessidades em constante evolução dos alunos, preparando-os de forma eficaz para o mundo digital em que vivemos.

Biografia do Autor

Alex Andrelino Viana Jucá, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Fábio José de Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Jeckson Santos do Nascimento, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Laura Silva de Sousa, Universidade de Educação de Tangará da Serra, MT, Brasil

Pós graduação em Atendimento Educacional Especializado - AEE  pela Universidade De Educação De Tangará Da Serra (UniSerra).

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Jucá, A. A. V., Silva, D. da, Araújo, F. J. de, Nascimento, J. S. do, & Sousa, L. S. de. (2024). TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS PARA UM CURRÍCULO PERSONALIZADO E INTERATIVO. Revista Ilustração, 5(7), 155–166. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.355

Edição

Seção

Artigos Científicos