TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO
INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS PARA UM CURRÍCULO PERSONALIZADO E INTERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.355Resumo
Este artigo explora a relação complexa entre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), novas metodologias de ensino, currículo e interatividade na educação. Com base em uma pesquisa bibliográfica, são discutidos conceitos fundamentais e analisadas práticas inovadoras, com o objetivo de compreender como a integração das TDIC pode promover uma aprendizagem significativa e preparar os alunos para os desafios do século XXI. A metodologia adotada neste paper é a pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão e análise crítica de estudos acadêmicos e fontes confiáveis sobre o tema. Os benefícios da integração das TDIC na educação incluem flexibilidade, personalização curricular e interatividade, proporcionando ambientes de aprendizado mais adaptáveis e colaborativos. No entanto, essa transição digital também enfrenta desafios, como a formação de professores, seleção de recursos digitais de qualidade e garantia de igualdade no acesso à tecnologia. Portanto, para aproveitar ao máximo o potencial das TDIC na educação, é necessário adotar uma abordagem estratégica e comprometida com a qualidade pedagógica. A relação entre TDIC, metodologias inovadoras, currículo e interatividade na educação deve ser cultivada e adaptada continuamente para atender às necessidades em constante evolução dos alunos, preparando-os de forma eficaz para o mundo digital em que vivemos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alex Andrelino Viana Jucá, Dirceu da Silva, Fábio José de Araújo, Jeckson Santos do Nascimento, Laura Silva de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.