PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Clidson Monteiro da Costa Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil
  • Daniela Rodrigues de Godoy Must University, Estados Unidos
  • Davi Cipriano de Queiroz Must University, Estados Unidos
  • Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.354

Resumo

Este artigo explorou a aplicação dos princípios de design instrucional na educação especial, com ênfase em melhorar a acessibilidade e eficácia do ensino para alunos com necessidades especiais. O objetivo principal foi investigar como estratégias de design instrucional podem ser efetivamente implementadas para promover a inclusão e a diversidade em ambientes educacionais. A pesquisa foi conduzida por meio de uma metodologia bibliográfica, conforme descrito por Prodanov e Freitas (2013), que envolveu a revisão de literatura acadêmica, incluindo estudos, teorias e relatos práticos publicados até a data atual. Os principais autores referenciados foram Machado et al. (2023), que discutiram as transformações trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação na educação; Filatro (2008), que destacou a importância de centrar o design instrucional no aluno; Costa (2010), que enfatizou a necessidade de personalização do ensino; e Ramos (2009), que criticou a subutilização das tecnologias disponíveis e propôs uma expansão na forma de ensinar e aprender através da "ciberaprendizagem". As conclusões indicaram que, embora haja uma variedade de práticas e teorias que suportam a aplicação do design instrucional na educação especial, ainda existem desafios significativos, principalmente na personalização e na implementação de tecnologias educacionais adaptativas. O artigo sugere a necessidade de mais pesquisas focadas na aplicação prática dessas estratégias para garantir que os benefícios da inclusão e diversidade sejam plenamente realizados.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos, Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Especialista em Educação Especial / Educação Inclusiva / Múltiplas Deficiências pela Faculdade Dom Alberto. 

Clidson Monteiro da Costa, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas.

Daniela Rodrigues de Godoy, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Davi Cipriano de Queiroz, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Santos, V. A. B. da C., Costa, C. M. da, Godoy, D. R. de, Queiroz, D. C. de, & Silva, M. K. P. R. C. da. (2024). PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Ilustração, 5(7), 139–153. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.354

Edição

Seção

Artigos Científicos