O USO DO MATERIAL DIDÁTICO SOFTWARE RASMOL NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • Débora Alves Morra Loures Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Denise Lopes Costa Must University, Estados Unidos
  • Maria da Fé Silva Moreira Must University, Estados Unidos
  • Rosana de Jesus dos Santos Picanço Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.353

Resumo

O presente trabalho aborda acerca do uso do material didático do software RasMol no ensino de química através do Design Instrucional. O uso do material didático software RasMol no ensino de química envolve a análise de necessidades, planejamento, desenvolvimento de conteúdo, implementação, avaliação e revisão contínua, visando promover uma aprendizagem efetiva e engajadora em química. Desse modo, por meio da estruturação de atividades e conteúdo, que aproveitam ao máximo as funcionalidades do software. Temos como objetivo principal compreender o uso do material didático software RasMol no ensino de química através do Design Instrucional. O estudo justifica-se em demonstrar o software RasMol no ensino de química. Ao aplicar o Design Instrucional ao uso do RasMol, é possível identificar objetivos de aprendizagem específicos, planejar atividades que integrem o software de forma significativa. A metodologia do presente estudo tratasse de uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados através de pesquisa por meio da literatura para compreender o material didático software RasMol. O Design Instrucional na prática criar experiências, que sejam eficazes, eficientes e envolventes. Com isso, ele envolve a análise das necessidades dos alunos e a seleção de conteúdos e atividades, e a avaliação da eficácia da instrução. O Design instrucional e o material didático criam conteúdos focados para melhorar a compreensão da aprendizagem, esses recursos são cruciais nesse processo do ensino. O uso de software educativo no ensino de química potencializa a compreensão de conceitos complexos ao visualizar estruturas moleculares e simular experimentos.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Gomes, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Débora Alves Morra Loures, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Denise Lopes Costa, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maria da Fé Silva Moreira, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosana de Jesus dos Santos Picanço, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Gomes, L. F., Loures, D. A. M., Costa, D. L., Moreira, M. da F. S., & Picanço, R. de J. dos S. (2024). O USO DO MATERIAL DIDÁTICO SOFTWARE RASMOL NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO DESIGN INSTRUCIONAL. Revista Ilustração, 5(7), 129–138. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.353

Edição

Seção

Artigos Científicos