POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UMA IMPLEMENTAÇÃO CERCADA DE DESAFIOS

Autores

  • Jeckson Santos do Nascimento Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Celine Maria de Sousa Azevedo Must University, Estados Unidos
  • Lenice Lins Corrêa Universidade Estadual de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Maria do Carmo Pereira de Aguiar Universidade Camilo Castelo Branco, Itaquera, SP, Brasil
  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.350

Resumo

Este artigo objetiva analisar os desafios no processo de implementação da política de inclusão escolar na ótica da Educação Especial. Para tanto, faz-se necessário um estudo bibliográfico desta temática de forma a criar um panorama de tal realidade.  Tal estudo deixa claro alguns desafios encontrados para a implementação da política de inclusão escolar, dentre os quais se citam a falta de destinação de recursos públicos, mudanças no currículo, implementação da proposta inclusiva no PPP da escola, mudanças de comportamento, dentre outros.

Biografia do Autor

Jeckson Santos do Nascimento, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Celine Maria de Sousa Azevedo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Lenice Lins Corrêa, Universidade Estadual de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, pela Universidade Estadual de Mato Grosso.

Maria do Carmo Pereira de Aguiar, Universidade Camilo Castelo Branco, Itaquera, SP, Brasil

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco.

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Nascimento, J. S. do, Azevedo, C. M. de S., Corrêa, L. L., Aguiar, M. do C. P. de, & Botelho, S. de O. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA IMPLEMENTAÇÃO CERCADA DE DESAFIOS. Revista Ilustração, 5(7), 87–101. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.350

Edição

Seção

Artigos Científicos