DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA

ABORDANDO A DIVERSIDADE DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ENTRE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • José Roberto Moreira de Barros Universidade Paulista, São Paulo, SP, Brasil
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Gêneses Soares Pereira Must University, Estados Unidos
  • Karine do Nascimento Araújo Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil
  • Yara Kirya Brum Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.348

Resumo

Nos últimos anos, o campo da arquitetura e engenharia civil tem experimentado uma transformação significativa com a adoção de novas ferramentas e processos de computação gráfica e de modelagem, com o Building Information Modeling (BIM). Essas ferramentas não apenas revolucionaram a maneira como os projetos são concebidos e executados, mas também criaram novas demandas no campo da educação superior. Segundo Eastman et al. (2018), o BIM tem o potencial de melhorar a eficiência e a precisão dos projetos, destacando a necessidade de formar profissionais proficientes nessas tecnologias desde a graduação.

Neste artigo, exploraremos os desafios e estratégias eficazes para o ensino de computação gráfica no ensino superior, com foco em disciplinas como AutoCAD, Revit e Modelagem BIM. Diante da diversidade de alunos em termos de faixa etária, níveis de conhecimento prévio e habilidades cognitivas, destacamos a importância de metodologias de ensino diferenciadas e do uso de ferramentas pedagógicas adequadas. Além disso, enfatizamos a necessidade de desenvolver tanto competências técnicas quanto sociais, essenciais para a formação de profissionais completos e preparados para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

José Roberto Moreira de Barros, Universidade Paulista, São Paulo, SP, Brasil

Especialista em Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios pela Universidade Paulista.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Gêneses Soares Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Karine do Nascimento Araújo, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas.

Yara Kirya Brum, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Barros, J. R. M. de, Malta, D. P. de L. N., Pereira, G. S., Araújo, K. do N., & Brum, Y. K. (2024). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA: ABORDANDO A DIVERSIDADE DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ENTRE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ilustração, 5(7), 59–68. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.348

Edição

Seção

Artigos Científicos