A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E A APLICABILIDADE DO DESIGN THINKING

Autores

  • Fernanda Hungaro Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de la Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai
  • Magno Antonio Cardozo Caiado Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.347

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar o conceito e a importância das metodologias ativas na educação, bem como a influência da tecnologia e seus objetivos. Além disso, fazer um estudo mais abrangente sobre uma metodologia ativa específica que, para esta pesquisa será sobre o Design Thinking, bem como sua aplicabilidade na educação contemporânea. Para isso, a discussão irá se basear em discorrer sobre o que são de fato são as metodologias ativas e discutir como a tecnologia desempenha um papel crucial nelas. É importante ressaltar seus impactos e benefícios no processo de ensino/aprendizagem. Outrossim, a ênfase será colocada em aprofundar a discussão sobre o Design Thinking. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender as definições de metodologias ativas e qual a relação com a tecnologia, bem como trazer um aprofundamento da discussão em uma metodologia ativa específica; o Design Thinking. Assim, abordar a origem e seu conceito, ademais, sua aplicação na educação com exemplos práticos.

Biografia do Autor

Fernanda Hungaro, Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico

Maestria en Educación con Especialidad en Educación Superior pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNIB.

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Guelly Urzêda de Mello Rezende, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Integración de las Américas, UNIDA-PY.

Mackson Azevedo Mafra, Universidad de la Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de lá Integración de Las Américas, UNIDA-PY.

Magno Antonio Cardozo Caiado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Hungaro, F., Almeida, A. B. B., Rezende, G. U. de M., Mafra, M. A., & Caiado, M. A. C. (2024). A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO : A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E A APLICABILIDADE DO DESIGN THINKING. Revista Ilustração, 5(7), 49–58. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.347

Edição

Seção

Artigos Científicos