O PAPEL DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

USO DA TECNOLOGIA E BENEFÍCIOS PARA OS DISCENTES

Autores

  • Simone Barbosa Fernandes Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil
  • Cristiane Monteiro da Silva Universidade Cesumar, Brasil
  • Maria Da Fé Silva Moreira Must University, Estados Unidos
  • Maria Valdeli Matias Batista Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Solange Lopes Lino Silveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.345

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dissertar acerca do papel da Neurociência no quesito educacional, através do uso da tecnologia, salientando seu uso e suas vantagens para os estudantes no quesito ensino-aprendizagem. Visto isso, a teoria utilizada e presente foi proveniente de uma revisão bibliográfica, com uso das palavras chave como descritores da busca de referências na plataforma CAPES e Google Acadêmico, além da utilização dos módulos da disciplina deste mestrado. Ainda, após a análise dos resultados encontrados, foi salientado que o uso da tecnologia se mostra relevante para o ensino, visto que muitos discentes apresentam dificuldades de aprendizagem, seja pela falta de maturidade ou por problemas cognitivos como a dislexia, logo o docente tem papel crucial nesse cenário, sendo de extrema relevância seu entendimento acerca do tema, além da busca por plataformas que auxiliem esses estudantes. Fica claro que a Neurociência e seus estudos cognitivos trazem um cenário completo para a educação, abrindo portas para novos meios de ensino e desta forma atingindo também os alunos com maiores dificuldades, seja através de atividades adaptativas ou pelo uso de jogos educacionais, que demonstram eficiência no acoplamento de informações e evidenciam eficiência em seus usos. Logo, é perceptível que esse contexto precisa ser melhor trabalhado em sala de aula, desde a formação do docente, para que quando cheguem em sala de aula saibam como lidar com os estudantes que apresentam maiores dificuldades e possam saber onde buscar recursos para melhorar o ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Simone Barbosa Fernandes, Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil

Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Faculdade Única de Ipatinga.

Cristiane Monteiro da Silva, Universidade Cesumar, Brasil

Especialista em Inovações no Ensino de Matemática pela Universidade Cesumar.

Maria Da Fé Silva Moreira, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maria Valdeli Matias Batista, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará.

Solange Lopes Lino Silveira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Fernandes, S. B., Silva, C. M. da, Moreira, M. D. F. S., Batista, M. V. M., & Silveira, S. L. L. (2024). O PAPEL DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: USO DA TECNOLOGIA E BENEFÍCIOS PARA OS DISCENTES. Revista Ilustração, 5(7), 29–36. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i7.345

Edição

Seção

Artigos Científicos