PROMOVENDO A QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO NO ESTADO DO MATO GROSSO
UMA ABORDAGEM DA GESTÃO DA QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.338Resumo
Este artigo analisa a situação da qualidade da educação básica no Estado do Mato Grosso, identificando obstáculos como escassez de recursos, infraestrutura precária e formação inadequada dos profissionais. Destaca-se a importância da qualidade educacional para o desenvolvimento socioeconômico e futuro dos alunos. Propõe-se a implementação de um sistema de gestão de qualidade na educação, utilizando a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), que visa planejar, executar, verificar e agir para promover a melhoria contínua. Estudos de caso, como a implantação do regime integral em uma escola, demonstram que a adoção de práticas inovadoras e o engajamento dos educadores podem gerar mudanças significativas no aprendizado dos alunos. A autonomia na gestão escolar, aliada à transparência e avaliação contínua, são apontadas como fundamentais para o aprimoramento da qualidade da educação básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lorena dos Santos Mulatti, Beatriz Alves dos Santos, Elineide Cavalcanti de Oliveira, Evaristo Fernandes de Almeida, Suzamary Almira de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.