PROMOVENDO A QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO NO ESTADO DO MATO GROSSO

UMA ABORDAGEM DA GESTÃO DA QUALIDADE

Autores

  • Lorena dos Santos Mulatti Must University, Estados Unidos
  • Beatriz Alves dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Evaristo Fernandes de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Suzamary Almira de Figueiredo Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.338

Resumo

Este artigo analisa a situação da qualidade da educação básica no Estado do Mato Grosso, identificando obstáculos como escassez de recursos, infraestrutura precária e formação inadequada dos profissionais. Destaca-se a importância da qualidade educacional para o desenvolvimento socioeconômico e futuro dos alunos. Propõe-se a implementação de um sistema de gestão de qualidade na educação, utilizando a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), que visa planejar, executar, verificar e agir para promover a melhoria contínua. Estudos de caso, como a implantação do regime integral em uma escola, demonstram que a adoção de práticas inovadoras e o engajamento dos educadores podem gerar mudanças significativas no aprendizado dos alunos. A autonomia na gestão escolar, aliada à transparência e avaliação contínua, são apontadas como fundamentais para o aprimoramento da qualidade da educação básica.

Biografia do Autor

Lorena dos Santos Mulatti, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Beatriz Alves dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Elineide Cavalcanti de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Evaristo Fernandes de Almeida, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Suzamary Almira de Figueiredo, Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil

Especialização em Libras pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Mulatti, L. dos S., Santos, B. A. dos, Oliveira, E. C. de, Almeida, E. F. de, & Figueiredo, S. A. de. (2024). PROMOVENDO A QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO NO ESTADO DO MATO GROSSO: UMA ABORDAGEM DA GESTÃO DA QUALIDADE. Revista Ilustração, 5(5), 141–151. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.338

Edição

Seção

Artigos Científicos