EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA

Autores

  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Jorge José Klauch Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Luciana Monteiro dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho Universidad Europea del Atlántico, Cantabria, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.337

Resumo

Este artigo investigou a aplicabilidade da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na educação inclusiva de indivíduos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal foi analisar como a implementação dos princípios da ABA pode ser otimizada para promover habilidades sociais e cognitivas, e como essas práticas podem ser incorporadas eficazmente em ambientes educacionais inclusivos. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme delineado por Gil (2009), que envolveu a sistematização de conhecimentos a partir de materiais já publicados e disponíveis em bases de dados como Google Acadêmico e Scielo. Os principais autores consultados incluíram Fernandes (2013), que discutiu a necessidade de uma análise meticulosa dos fatores ambientais que influenciam comportamentos em crianças com TEA; Rosa, Matsukura e Squassoni (2019), que exploraram as adaptações necessárias para a escolarização de indivíduos com TEA em idade adulta; e Sousa et al. (2020), que destacaram a importância do reforço positivo na modelagem de comportamentos. A análise qualitativa dos dados permitiu uma compreensão profunda das práticas da ABA e sua eficácia no contexto educacional. Concluiu-se que, apesar dos desafios, a ABA oferece estratégias significativas para o desenvolvimento de habilidades essenciais em alunos com TEA, contribuindo para uma educação mais inclusiva e eficaz. As soluções para os desafios de implementação incluíram a formação contínua de educadores e a adaptação das políticas escolares para suportar as práticas de ABA.

Biografia do Autor

Maria Cleonice Santos de Melo Penha, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. 

Elineide Cavalcanti de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Jorge José Klauch, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Candido Mendes.

Luciana Monteiro dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Universidad Europea del Atlántico, Cantabria, Espanha

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidad Europea del Atlántico. 

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Penha, M. C. S. de M., Oliveira, E. C. de, Klauch, J. J., Santos, L. M. dos, & Andrade Filho, M. A. S. de. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA. Revista Ilustração, 5(5), 125–140. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.337

Edição

Seção

Artigos Científicos