EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS DA INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Maria do Carmo Pereira de Aguiar Universidade Camilo Castelo Branco, Itaquera, SP, Brasil
  • Celine Maria de Sousa Azevedo Must University, Estados Unidos
  • Jeckson Santos do Nascimento Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Lenice Lins Corrêa Universidade Estadual de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.336

Resumo

Este trabalho tem objetivo de apresentar a inserção da inteligência artificial na educação a distância em uma sociedade contemporânea vivendo importantes transformações tecnológicas, bem como as vantagens, desvantagens e desafios de utilizar o aplicativo no ambiente virtual de aprendizagem, transformando a maneira como os discentes aprendem e o docentes ensinam. A Educação é um campo que vem experimentando essas mudanças de forma expressiva, principalmente o que tange a modalidade de ensino a distância, a instituição analisada neste trabalho apresenta uma aplicação bem-sucedida da inteligência artificial relatada a partir do ponto de vista do aluno.

A reflexão proposta deste estudo ocorreu por meio de uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados da Biblioteca Digital. O trabalho exprime os impactos positivos que a Inteligência Artificial (IA) tem na aprendizagem, haja vista que inclui tecnologias digitais interativas, inovadoras, flexível e envolvente, sendo uma tendência satisfatória para a educação, levando em consideração a criação de trilhas de aprendizado personalizadas e uma oportunidade para melhorar a qualidade e eficiência do ensino a distância.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Pereira de Aguiar, Universidade Camilo Castelo Branco, Itaquera, SP, Brasil

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco.

Celine Maria de Sousa Azevedo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Jeckson Santos do Nascimento, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Lenice Lins Corrêa, Universidade Estadual de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, pela Universidade Estadual de Mato Grosso.

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Aguiar, M. do C. P. de, Azevedo, C. M. de S., Nascimento, J. S. do, Corrêa, L. L., & Botelho, S. de O. (2024). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS DA INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Ilustração, 5(5), 117–123. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.336

Edição

Seção

Artigos Científicos