DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
VANTAGENS, DESVANTAGENS E PERSPECTIVAS FUTURAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.335Resumo
Este trabalho reflete sobre as vantagens, desvantagens e desafios da inserção da Inteligência Artificial (IA) na educação para gerar uma aprendizagem significativa. Embora discutida globalmente, a IA enfrenta resistência devido ao desconhecimento e à falta de políticas públicas e investimentos. A ausência de uma proposta curricular específica nos cursos de formação de professores impede práticas que valorizem os conhecimentos prévios dos estudantes sobre IA. A pesquisa bibliográfica, baseada em artigos, livros e trabalhos acadêmicos, explora esse fenômeno na escola pública brasileira. Crianças e jovens têm contato com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) e com a IA em diversos meios tecnológicos. Apesar das dificuldades, a IA oferece várias oportunidades na educação pública, como a personalização do aprendizado, suporte a alunos com necessidades especiais e a potencialização do ensino. Contudo, há desvantagens, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada, formação contínua dos professores e riscos à privacidade dos dados dos alunos. Este estudo busca entender as complexidades da implementação da IA na educação pública e propõe reflexões sobre as ações necessárias para que essa integração seja bem-sucedida e promova uma aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alcicleide Maria Santana de Jesus, Ana Maria de Oliveira Souza, Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Franciene Pereira das Chagas Oliveira, Marina Rolim Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.