DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

VANTAGENS, DESVANTAGENS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores

  • Alcicleide Maria Santana de Jesus Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria de Oliveira Souza Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva Must University, Estados Unidos
  • Franciene Pereira das Chagas Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Marina Rolim Aragão Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.335

Resumo

Este trabalho reflete sobre as vantagens, desvantagens e desafios da inserção da Inteligência Artificial (IA) na educação para gerar uma aprendizagem significativa. Embora discutida globalmente, a IA enfrenta resistência devido ao desconhecimento e à falta de políticas públicas e investimentos. A ausência de uma proposta curricular específica nos cursos de formação de professores impede práticas que valorizem os conhecimentos prévios dos estudantes sobre IA. A pesquisa bibliográfica, baseada em artigos, livros e trabalhos acadêmicos, explora esse fenômeno na escola pública brasileira. Crianças e jovens têm contato com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) e com a IA em diversos meios tecnológicos. Apesar das dificuldades, a IA oferece várias oportunidades na educação pública, como a personalização do aprendizado, suporte a alunos com necessidades especiais e a potencialização do ensino. Contudo, há desvantagens, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada, formação contínua dos professores e riscos à privacidade dos dados dos alunos. Este estudo busca entender as complexidades da implementação da IA na educação pública e propõe reflexões sobre as ações necessárias para que essa integração seja bem-sucedida e promova uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Alcicleide Maria Santana de Jesus, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Maria de Oliveira Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Franciene Pereira das Chagas Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Marina Rolim Aragão, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Jesus, A. M. S. de, Souza, A. M. de O., Vilalva, E. A. de M. M., Oliveira, F. P. das C., & Aragão, M. R. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: VANTAGENS, DESVANTAGENS E PERSPECTIVAS FUTURAS. Revista Ilustração, 5(5), 109–116. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.335

Edição

Seção

Artigos Científicos