A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS INOVADORAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.331Resumo
O presente artigo aborda a influência das tecnologias na educação, bem como as metodologias inovadoras, currículo e interatividade, por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Destaca-se a origem das tecnologias, tecnologias no currículo educacional, as metodologias inovadoras nas salas de aulas como mecanismo de transformação do ensino tradicional para o digital. A proposta visa um olhar desafiador, onde propõe ao professor conhecimento para inovar sua prática e ao aluno um aporte de conhecimento tecnológico, tornando-o responsável pela sua aprendizagem, levando-o a mudança para transformação social. Além disso, ressalta como objetivo compreender a integração das tecnologias nas metodologias de ensino, na revisão curricular e na promoção da interatividade e como a sua influência tem redefinido o processo de ensinar e aprender na educação atual. Além de destacar também um relato de experiência trazendo um enfoque na educação em meio ao contexto da pandemia no ano de 2020 e compreendendo os impactos na prática docente. No final, percebe-se a necessidade dos profissionais da educação se atentarem às diversas ferramentas tecnológicas disponíveis e assim, usufruírem da melhor forma para transformar através das metodologias ativas suas práticas diárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Solange Lopes Lino Silveira, Cristiane Monteiro da Silva, Maria Da Fé Silva Moreira, Maria Valdeli Matias Batista, Simone Barbosa Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.