A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

METODOLOGIAS INOVADORAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE

Autores

  • Solange Lopes Lino Silveira Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Monteiro da Silva Universidade Cesumar, Brasil
  • Maria Da Fé Silva Moreira Must University, Estados Unidos
  • Maria Valdeli Matias Batista Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Simone Barbosa Fernandes Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.331

Resumo

O presente artigo aborda a influência das tecnologias na educação, bem como as metodologias inovadoras, currículo e interatividade, por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Destaca-se a origem das tecnologias, tecnologias no currículo educacional, as metodologias inovadoras nas salas de aulas como mecanismo de transformação do ensino tradicional para o digital. A proposta visa um olhar desafiador, onde propõe ao professor conhecimento para inovar sua prática e ao aluno um aporte de conhecimento tecnológico, tornando-o responsável pela sua aprendizagem, levando-o a mudança para transformação social. Além disso, ressalta como objetivo compreender a integração das tecnologias nas metodologias de ensino, na revisão curricular e na promoção da interatividade e como a sua  influência tem redefinido o processo de ensinar e aprender na educação atual. Além de destacar também um relato de experiência trazendo um enfoque na educação em meio ao contexto da pandemia no ano de 2020 e compreendendo os impactos na prática docente. No final, percebe-se a necessidade dos profissionais da educação se atentarem às diversas ferramentas tecnológicas disponíveis e assim, usufruírem da melhor forma para transformar através das metodologias ativas suas práticas diárias.

Biografia do Autor

Solange Lopes Lino Silveira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Cristiane Monteiro da Silva, Universidade Cesumar, Brasil

Especialista em Inovações no Ensino de Matemática pela Universidade Cesumar.

Maria Da Fé Silva Moreira, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maria Valdeli Matias Batista, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará.

Simone Barbosa Fernandes, Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil

Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Faculdade Única de Ipatinga. 

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Silveira, S. L. L., Silva, C. M. da, Moreira, M. D. F. S., Batista, M. V. M., & Fernandes, S. B. (2024). A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS INOVADORAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE. Revista Ilustração, 5(5), 69–79. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.331

Edição

Seção

Artigos Científicos