A INSTRUÇÃO ENTRE PARES COMO ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL

Autores

  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Adriana da Conceição Tesch Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ítalo Martins Lôbo Must University, Estados Unidos
  • Marta Cristiane Kraemer Zatti Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.330

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia ativa de aprendizagem “Instrução entre pares” como alternativa ao ensino tradicional. O peer instruction ou instrução entre pares é uma abordagem metodológica que promove a participação ativa dos alunos envolvendo-os na discussão e resolução de problemas, muitas vezes em pequenos grupos, incentivando a colaboração e a construção de conhecimento mútuo. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica nas plataformas: Google Acadêmico, Scielo e BDTD a partir dos autores: Ferreira (2017), Koehler (2012), Madeira (2017) and Munhoz (2019) e como termo de pesquisa utilizamos: “metodologias ativas de aprendizagem”, “ensino tradicional” e “instrução entre pares”, de forma isolada e combinada. A estrutura deste documento é composta pela introdução, onde apresentamos o contexto e o objetivo do trabalho; referencial teórico que aborda: a instrução entre pares como metodologia ativa de aprendizagem e o uso da Instrução entre pares nas aulas presenciais e online; e, por fim, a conclusão, onde evidenciamos a necessidade de apresentarmos o método “ Instrução entre pares", para todas as pessoas que estejam envolvidas com o sistema educacional ao considerarmos que docentes e discentes estão cada vez mais conectados, buscando formas de ensinar e aprender alternativas ao ensino tradicional, através de métodos despertem no estudante engajamento e postura proativa.

Biografia do Autor

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Adriana da Conceição Tesch, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Ítalo Martins Lôbo, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Marta Cristiane Kraemer Zatti, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Ferreira, P. A., Tesch, A. da C., Silva, D. da, Lôbo, Ítalo M., & Zatti, M. C. K. (2024). A INSTRUÇÃO ENTRE PARES COMO ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL. Revista Ilustração, 5(5), 61–67. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.330

Edição

Seção

Artigos Científicos