A INSTRUÇÃO ENTRE PARES COMO ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.330Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia ativa de aprendizagem “Instrução entre pares” como alternativa ao ensino tradicional. O peer instruction ou instrução entre pares é uma abordagem metodológica que promove a participação ativa dos alunos envolvendo-os na discussão e resolução de problemas, muitas vezes em pequenos grupos, incentivando a colaboração e a construção de conhecimento mútuo. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica nas plataformas: Google Acadêmico, Scielo e BDTD a partir dos autores: Ferreira (2017), Koehler (2012), Madeira (2017) and Munhoz (2019) e como termo de pesquisa utilizamos: “metodologias ativas de aprendizagem”, “ensino tradicional” e “instrução entre pares”, de forma isolada e combinada. A estrutura deste documento é composta pela introdução, onde apresentamos o contexto e o objetivo do trabalho; referencial teórico que aborda: a instrução entre pares como metodologia ativa de aprendizagem e o uso da Instrução entre pares nas aulas presenciais e online; e, por fim, a conclusão, onde evidenciamos a necessidade de apresentarmos o método “ Instrução entre pares", para todas as pessoas que estejam envolvidas com o sistema educacional ao considerarmos que docentes e discentes estão cada vez mais conectados, buscando formas de ensinar e aprender alternativas ao ensino tradicional, através de métodos despertem no estudante engajamento e postura proativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Alves Ferreira, Adriana da Conceição Tesch, Dirceu da Silva, Ítalo Martins Lôbo, Marta Cristiane Kraemer Zatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.