USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Vivienn Marques da Silva Bezerra Faculdade de Minas, Muriaé, MG, Brasil
  • Alexsandro Narciso de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Eva Vilma Maria da Silva Espíndola Must University, Estados Unidos
  • Kênia Cristina Soares Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Narciso Marques Miranda Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.329

Resumo

O presente trabalho analisa a literatura existente sobre o uso de jogos como recurso didático no ensino de Química no nível médio, com o objetivo de compreender sua eficácia na promoção da aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades conceituais e práticas dos alunos. O ensino de Química, muitas vezes percebido como abstrato e distante da realidade dos alunos, enfrenta desafios como a dificuldade na compreensão dos conceitos e a falta de motivação dos estudantes. Diante disso, é necessária a exploração de estratégias pedagógicas inovadoras para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. Com base nos autores aqui estudados, sugere-se que o uso de jogos no ensino de Química pode contribuir para melhorar o desempenho dos alunos, estimulando sua participação ativa nas atividades de aprendizagem e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos. Compreender o estado atual da pesquisa nessa área pode auxiliar educadores e pesquisadores na tomada de decisões informadas sobre o uso de jogos como estratégia de ensino.

Biografia do Autor

Vivienn Marques da Silva Bezerra, Faculdade de Minas, Muriaé, MG, Brasil

Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade de Minas.

Alexsandro Narciso de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University.

Eva Vilma Maria da Silva Espíndola, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Kênia Cristina Soares Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Narciso Marques Miranda, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Bezerra, V. M. da S., Oliveira, A. N. de, Espíndola, E. V. M. da S., Ferreira, K. C. S., & Miranda, N. M. (2024). USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO. Revista Ilustração, 5(5), 53–60. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.329

Edição

Seção

Artigos Científicos