ASSISTENTES VIRTUAIS INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA

POTENCIALIZANDO O SUPORTE E A ORIENTAÇÃO ACADÊMICA COM IA

Autores

  • Rutte Nogueira de Freitas Santos Fundação Universitária Ibero-americana, Barcelona, Espanha
  • Arlete Baudson Rodrigues Fernandes Estácio de Sá, Brasil
  • Andresson Batista Jacinto de Lima Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
  • José Rogério Linhares Absoulute Christian University, Flórida, Estados Unidos
  • Verônica Sousa Palha Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.328

Resumo

O presente artigo investigou a integração da inteligência artificial (IA) na educação especial à distância, com foco na personalização do aprendizado e na acessibilidade para alunos com necessidades especiais. O objetivo principal foi analisar como a IA pode transformar a educação especial, tornando-a mais acessível e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica detalhada, seguindo a metodologia proposta por Eco (2010), que envolveu a análise de literatura existente através de bases de dados acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. Os principais teóricos abordados foram Theodor W. Adorno (1995), Hannah Arendt (2012), e Axel Honneth (2003), cujas obras forneceram uma base crítica sobre o uso ético da tecnologia na educação. Rita Bersch (2006, 2008) também foi destacada, especialmente no que tange à tecnologia assistiva na educação inclusiva. As conclusões do estudo reafirmaram o potencial da IA em promover um ambiente educacional mais inclusivo e personalizado. No entanto, destacou-se a necessidade de abordagens éticas e cuidadosas na implementação da IA para evitar práticas que possam excluir ou marginalizar alunos com necessidades especiais. Este trabalho sugere que futuras pesquisas deveriam explorar mais a fundo as aplicações práticas da IA na educação especial e suas implicações a longo prazo.

Biografia do Autor

Rutte Nogueira de Freitas Santos, Fundação Universitária Ibero-americana, Barcelona, Espanha

Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Ibero-americana.

Arlete Baudson Rodrigues Fernandes, Estácio de Sá, Brasil

Mestranda em Educação pela Estácio de Sá.

Andresson Batista Jacinto de Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Mestrando em Matemática pela Universidade Federal De Alagoas.

José Rogério Linhares, Absoulute Christian University, Flórida, Estados Unidos

Mestrando em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University.

Verônica Sousa Palha, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Santos, R. N. de F., Fernandes, A. B. R., Lima, A. B. J. de, Linhares, J. R., & Palha, V. S. (2024). ASSISTENTES VIRTUAIS INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA: POTENCIALIZANDO O SUPORTE E A ORIENTAÇÃO ACADÊMICA COM IA. Revista Ilustração, 5(5), 37–51. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.328

Edição

Seção

Artigos Científicos