A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
QUESTIONAMENTOS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.327Resumo
Este trabalho tem como tema a avaliação do ensino-aprendizagem em Matemática e o uso de tecnologias como ferramenta de inovação. O objetivo é trazer uma breve reflexão e questionamentos sobre a prática docente e a importância da inovação, da tecnologia e da contextualização na práxis pedagógica do professor de matemática no século XXI. A pesquisa foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas sobre o processo a avaliação do ensino e aprendizagem em Matemática, que infelizmente, ainda hoje, é uma disciplina estigmatizada por muitos alunos como de difícil assimilação, talvez devido a adoção de didáticas e metodologias tradicionalistas oriundas de uma Educação de “caráter bancária”, colocando dessa forma a Matemática em um patamar abstrato e formal, com pouca ou nenhuma contextualização com o cotidiano, gerando então uma ausência de motivação por parte dos alunos no que se refere a sua aprendizagem e a aplicabilidade dos conteúdos e conceitos no dia-a-dia. Sendo assim, durante a pesquisa e desenvolvimento deste trabalho, constatou-se como é imprescindível a utilização, por parte dos professores, de tecnologias aplicadas ao processo de ensino visando uma aprendizagem mais significativa e contextualizada com as transformações do mundo e da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Epitácio Soares de Macêdo, Camila Aparecida Santi Ramos, Elisângela Tavares da Silva Barros, Magali Maristela Graffunder, Raquel Alves Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.