A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

QUESTIONAMENTOS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Autores

  • Antonio Epitácio Soares de Macêdo Must University, Estados Unidos
  • Camila Aparecida Santi Ramos Must University, Estados Unidos
  • Elisângela Tavares da Silva Barros Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
  • Magali Maristela Graffunder Must University, Estados Unidos
  • Raquel Alves Barbosa Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.327

Resumo

Este trabalho tem como tema a avaliação do ensino-aprendizagem em Matemática e o uso de tecnologias como ferramenta de inovação. O objetivo é trazer uma breve reflexão e questionamentos sobre a prática docente e a importância da inovação, da tecnologia e da contextualização na práxis pedagógica do professor de matemática no século XXI. A pesquisa foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas sobre o processo a avaliação do ensino e aprendizagem em Matemática, que infelizmente, ainda hoje, é uma disciplina estigmatizada por muitos alunos como de difícil assimilação, talvez devido a adoção de didáticas e metodologias tradicionalistas oriundas de uma Educação de “caráter bancária”, colocando dessa forma a Matemática em um patamar abstrato e formal, com pouca ou nenhuma contextualização com o cotidiano, gerando então uma ausência de motivação por parte dos alunos no que se refere a sua aprendizagem e a aplicabilidade dos conteúdos e conceitos no dia-a-dia. Sendo assim, durante a pesquisa e desenvolvimento deste trabalho, constatou-se como é imprescindível a utilização, por parte dos professores, de tecnologias aplicadas ao processo de ensino visando uma aprendizagem mais significativa e contextualizada com as transformações do mundo e da sociedade.

Biografia do Autor

Antonio Epitácio Soares de Macêdo, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Camila Aparecida Santi Ramos, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Elisângela Tavares da Silva Barros, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. 

Magali Maristela Graffunder, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Raquel Alves Barbosa, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Macêdo, A. E. S. de, Ramos, C. A. S., Barros, E. T. da S., Graffunder, M. M., & Barbosa, R. A. (2024). A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: QUESTIONAMENTOS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Revista Ilustração, 5(5), 29–35. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.327

Edição

Seção

Artigos Científicos