A RELAÇÃO ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL E A TECNOLOGIA

INTERATIVIDADE E PRÁTICAS INOVADORAS

Autores

  • Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Átila de Souza Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay
  • Rodi Narciso Universidade Estadual do Mato Grosso, Dourados, MT, Brasil
  • Silene de Freitas Oliveira Polari Must University, Estados Unidos
  • Zaqueu Do Nascimento Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.325

Resumo

Este trabalho teve por objetivo conhecer a participação da tecnologia nos currículos educacionais, observando sua interatividade e práticas inovadoras envolvidas nos processos. Observando conjuntamente a internacionalização do currículo brasileiro e a participação do Brasil em meio a estas mudanças internacionais. Como metodologia, foi realizada uma revisão descritiva de literatura, sendo classificada como uma pesquisa retrospectiva, secundária, quantitativa e qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado os descritores “Currículos educacionais” e “tecnologia” nas bases de dados do portal de periódicos da CAPES/MEC. Considerando alguns critérios de inclusão para serem utilizados, como: artigos publicados no período de 2017 a 2022; em periódicos nacionais, na área da educação, publicados em português e que se encontravam na íntegra e com os devidos endereços eletrônicos abertos ao público sem a necessidade de cadastros para acesso. Sendo excluídas as pesquisas que não se enquadraram nesses critérios de inclusão mencionados acima. Desta forma, ficaram evidentes os desafios da construção do currículo educacional diante das mudanças culturais em meio a digitalização dos processos. Ao mesmo tempo que a evolução é inevitável e transformadora.

Biografia do Autor

Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Átila de Souza, Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay

Doutorando em Educação pela Universidade da Integração das Américas (UNIDA). 

Rodi Narciso, Universidade Estadual do Mato Grosso, Dourados, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT.

Silene de Freitas Oliveira Polari, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Zaqueu Do Nascimento Santos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Nascimento, C. D. L. do, Souza, Átila de, Narciso, R., Polari, S. de F. O., & Santos, Z. D. N. (2024). A RELAÇÃO ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL E A TECNOLOGIA: INTERATIVIDADE E PRÁTICAS INOVADORAS. Revista Ilustração, 5(5), 3–10. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.325

Edição

Seção

Artigos Científicos