O PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO E A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS
IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO HUMANA EM GERAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.31Resumo
O presente artigo busca estabelecer um horizonte teórico-filosófico para pensar a educação e a formação humana em geral. Para isso propõe um pensar filosófico pós-metafísico, diferenciado em relação ao pensar metafísico, e em cuja perspectiva situa a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, apresentada, então, como potencial modo de pensar a educação. Na construção de sua linha argumentativa, o artigo começa perguntando pelas motivações do próprio ato de educar, com o que a reflexão se orienta para a existência de um mundo humano cuja viabilidade depende de referenciais de objetividade que permitem a coordenação das ações dos diferentes sujeitos. A demanda por referenciais de objetividade remete à questão fundamental da filosofia, isto é, ao modo como se estabelecem parâmetros de verdade e de correção. Na busca desses parâmetros se distinguem os modos metafísico e pós-metafísico de conceber a tarefa filosófica e, com eles, a indicação do sentido do que se tem tomado como racionalidade humana. Em consonância com o pensar pós-metafísico, segue a apresentação da teoria habermasiana e, a partir dela, indicam-se possíveis desdobramentos para o trabalho de formação e inserção das novas gerações no mundo humano.
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