USO DO METAVERSO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Rodrigo Rodrigues Pedra Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.304

Resumo

Esta pesquisa investigou como o uso da inteligência artificial e do metaverso pode ser incorporado de forma efetiva como ferramenta pedagógica no campo da educação, e apontar alguns caminhos para melhorar o ensino e aprendizado, bem como contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais importantes. Dentro deste contexto, esta pesquisa visou responder a seguinte problemática: Quais os impactos promovidos pelo uso do metaverso e da inteligência artificial na educação? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o metaverso e a inteligência artificial impactam no processo ensino-aprendizagem. A metodologia é a pesquisa bibliográfica. Os materiais para a pesquisa foram coletados entre os meses de abril a junho de 2023. Os resultados da pesquisa foram bibliográficos e descritivos em livros e artigos científicos. Os resultados dos estudos demonstram que as tecnologias do metaverso e inteligência artificial podem contribuir amplamente e de forma eficaz para o desenvolvimento cognitivo, melhorar a motivação e o engajamento dos estudantes dentro de uma abordagem da aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues Pedra, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Diploma reconhecido pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP). Licenciado em Matemática e Pedagogia. Especialização em Neurociência Aplicada à Educação, Metodologia do Ensino da Matemática, Estatística, Gestão Escolar, Docência do Ensino Superior, Gamificação, Tecnologias Educacionais, Tecnologias Aplicadas à Educação.

Publicado

12-04-2024

Como Citar

Pedra, R. R. (2024). USO DO METAVERSO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 5(2), 91–113. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.304

Edição

Seção

Artigos Científicos