INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.301Resumo
As tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA), tornaram-se parte integrante de nossa sociedade, desempenhando papéis fundamentais em diversas áreas, como pessoal, profissional e financeira, com o auxílio de smartphones e internet. E na Educação, essa realidade não poderia ser diferente. Atualmente, já existem empresas que destinam seus trabalhos e pesquisas a esse setor, especialmente nos cursos à distância. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura, acompanhada com uma breve análise sobre a inserção da Inteligência Artificial na educação. Como justificativa, destacaremos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual nos instiga a compreender e utilizar as tecnologias digitais nos ambientes escolares, visando incentivar o protagonismo e a autonomia dos indivíduos em suas vidas pessoais e coletivas. Além disso, apresentaremos vantagens, desvantagens e desafios a serem enfrentados pelos docentes e/ou estudantes para que a IA possa ser inserida na educação e para que gere uma aprendizagem significativa. Para finalizar, analisaremos um caso descrito na literatura, que ilustra uma aplicação prática bem-sucedida da IA em uma instituição de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Sabino de Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.