INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.301

Resumo

As tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA), tornaram-se parte integrante de nossa sociedade, desempenhando papéis fundamentais em diversas áreas, como pessoal, profissional e financeira, com o auxílio de smartphones e internet. E na Educação, essa realidade não poderia ser diferente. Atualmente, já existem empresas que destinam seus trabalhos e pesquisas a esse setor, especialmente nos cursos à distância. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura, acompanhada com uma breve análise sobre a inserção da Inteligência Artificial na educação. Como justificativa, destacaremos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual nos instiga a compreender e utilizar as tecnologias digitais nos ambientes escolares, visando incentivar o protagonismo e a autonomia dos indivíduos em suas vidas pessoais e coletivas. Além disso, apresentaremos vantagens, desvantagens e desafios a serem enfrentados pelos docentes e/ou estudantes para que a IA possa ser inserida na educação e para que gere uma aprendizagem significativa. Para finalizar, analisaremos um caso descrito na literatura, que ilustra uma aplicação prática bem-sucedida da IA em uma instituição de ensino.

Biografia do Autor

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Bacharel em Fisioterapia, Licenciada em Biologia, Pedagogia e Artes Visuais. Especialização em Fisiologia do Exercício, Filosofia e em Arte Educação.

Publicado

12-04-2024

Como Citar

Araujo, C. S. de. (2024). INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(2), 53–60. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.301

Edição

Seção

Artigos Científicos