O IMAGINÁRIO COMO DIMENSÃO FUNDANTE DA PEDAGOGIA
UM PERCURSO NA OBRA DE CORNELIUS CASTORIADIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.30Resumo
Este estudo tem o objetivo de refletir sobre o imaginário e a importância da sua centralidade na pedagogia, a partir de conceitos apresentados nas obras de Cornelius Castoriadis. A pesquisa teórica estruturou-se a partir dos conceitos que o autor teorizou relacionados a imaginário e educação. Evidenciamos, para situar a discussão, a constituição do pensamento do autor a partir de sua inextricável relação com o social-histórico, com um pensamento antitotalitário que permite emergir a criação, a partir do imaginário. Os resultados dessa reflexão, demonstram que o imaginário, tal como teorizado por Castoriadis, deve ser fundamento constitutivo dos pensares e fazeres pedagógicos, porque os sujeitos são constituídos e transgridem o que os constituiu, a partir da possibilidade humana do imaginário e isso pode ser potencializado por instituições como a Pedagogia, quando pressupõe a sua existência e considera em sua prática.
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