O IMAGINÁRIO COMO DIMENSÃO FUNDANTE DA PEDAGOGIA

UM PERCURSO NA OBRA DE CORNELIUS CASTORIADIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.30

Resumo

Este estudo tem o objetivo de refletir sobre o imaginário e a importância da sua centralidade na pedagogia, a partir de conceitos apresentados nas obras de Cornelius Castoriadis. A pesquisa teórica estruturou-se a partir dos conceitos que o autor teorizou relacionados a imaginário e educação. Evidenciamos, para situar a discussão, a constituição do pensamento do autor a partir de sua inextricável relação com o social-histórico, com um pensamento antitotalitário que permite emergir a criação, a partir do imaginário. Os resultados dessa reflexão, demonstram que o imaginário, tal como teorizado por Castoriadis, deve ser fundamento constitutivo dos pensares e fazeres pedagógicos, porque os sujeitos são constituídos e transgridem o que os constituiu, a partir da possibilidade humana do imaginário e isso pode ser potencializado por instituições como a Pedagogia, quando pressupõe a sua existência e considera em sua prática.

Biografia do Autor

Claudete Teresinha Junges, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Anchieta-SC, Membro do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Sociedade e Docência (UNIJUÍ). Doutoranda em Educação nas Ciências - PPGEC UNIJUÍ.

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Junges, C. T. . (2020). O IMAGINÁRIO COMO DIMENSÃO FUNDANTE DA PEDAGOGIA: UM PERCURSO NA OBRA DE CORNELIUS CASTORIADIS. Revista Ilustração, 1(1), 99–108. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i1.30

Edição

Seção

Artigos Científicos