INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.299

Resumo

Ao tratar a temática Inteligência Artificial (IA), objetivou-se discutir seus conceitos, sua aplicabilidade no ensino e as contribuições da Robótica Educacional, como recurso tecnológico, no processo ensino-aprendizagem. Enquanto pesquisa qualitativa, constitui em estudo bibliográfico. A Inteligência Artificial está presente em nosso cotidiano e está sendo incorporada no contexto educacional através de plataformas digitais, plataformas adaptativas, assistentes virtuais, entre outros. Neste cenário, destaca-se a Robótica Educacional, que vem ganhando espaço na sala de aula, uma ferramenta tecnológica que agregada ao ensino valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a resolução de problemas, o raciocínio lógico, o desenvolvimento cognitivo, abrangendo conceitos de diversas disciplinas. Além de envolver o lúdico, através da Robótica Educacional o aluno vivencia na prática conceitos estudados em sala de aula, contribuindo com a construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo.

Biografia do Autor

Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Graduada em Pedagogia. Especialização em Educação Especial – Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Publicado

12-04-2024

Como Citar

Fujiyoshi, M. R. dos S. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ilustração, 5(2), 41–52. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.299

Edição

Seção

Artigos Científicos