A MOTIVAÇÃO NO E-LEARNING
FATORES MOTIVACIONAIS PARA OS DISCENTES E DESAFIOS PARA OS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.297Resumo
A motivação tem despertado interesse em diversos campos da Psicologia, e as Teorias da Aprendizagem têm desempenhado um papel especialmente relevante nesse contexto. Essas teorias estabelecem uma conexão significativa entre motivação e o processo de aprendizagem, juntamente com outros processos cognitivos fundamentais, como a atenção e a memória. Ao considerar a motivação como uma variável essencial, essas teorias buscam compreender como os estímulos podem influenciar as respostas dos indivíduos, por que certos estímulos evocam respostas específicas em vez de outras possíveis, quais estímulos têm valor de recompensa e por que algumas respostas parecem ocorrer sem um desencadeador externo aparente. A motivação é reconhecida como um fator crucial para o sucesso do processo de aprendizagem, tanto em ambientes de ensino tradicionais como em modalidades de aprendizagem virtual. Ao explorar as interações entre motivação, cognição e aprendizagem, as teorias da área fornecem um arcabouço teórico importante para entender como a motivação pode impulsionar e direcionar os esforços das pessoas em busca de objetivos educacionais. Na modalidade e-learning a motivação é crucial para todo o desenvolvimento e curso do processo de aprendizagem. Objetiva-se com esta produção identificar e compreender os aspectos motivacionais neste contexto assim como compreender os desafios ligados a este fator tanto para docentes quanto para discentes através da metodologia da revisão de literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ítalo Martins Lôbo, Dirceu da Silva, Adriana da Conceição Tesch, Marta Cristiane Kraemer Zatti, Patrícia Alves Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.