A MOTIVAÇÃO NO E-LEARNING

FATORES MOTIVACIONAIS PARA OS DISCENTES E DESAFIOS PARA OS DOCENTES

Autores

  • Ítalo Martins Lôbo Must University, Estados Unidos
  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Adriana da Conceição Tesch Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Marta Cristiane Kraemer Zatti Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.297

Resumo

A motivação tem despertado interesse em diversos campos da Psicologia, e as Teorias da Aprendizagem têm desempenhado um papel especialmente relevante nesse contexto. Essas teorias estabelecem uma conexão significativa entre motivação e o processo de aprendizagem, juntamente com outros processos cognitivos fundamentais, como a atenção e a memória. Ao considerar a motivação como uma variável essencial, essas teorias buscam compreender como os estímulos podem influenciar as respostas dos indivíduos, por que certos estímulos evocam respostas específicas em vez de outras possíveis, quais estímulos têm valor de recompensa e por que algumas respostas parecem ocorrer sem um desencadeador externo aparente. A motivação é reconhecida como um fator crucial para o sucesso do processo de aprendizagem, tanto em ambientes de ensino tradicionais como em modalidades de aprendizagem virtual. Ao explorar as interações entre motivação, cognição e aprendizagem, as teorias da área fornecem um arcabouço teórico importante para entender como a motivação pode impulsionar e direcionar os esforços das pessoas em busca de objetivos educacionais. Na modalidade e-learning a motivação é crucial para todo o desenvolvimento e curso do processo de aprendizagem. Objetiva-se com esta produção identificar e compreender os aspectos motivacionais neste contexto assim como compreender os desafios ligados a este fator tanto para docentes quanto para discentes através da metodologia da revisão de literatura.

Biografia do Autor

Ítalo Martins Lôbo, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Adriana da Conceição Tesch, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

Marta Cristiane Kraemer Zatti, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Lôbo, Ítalo M., Silva, D. da, Tesch, A. da C., Zatti, M. C. K., & Ferreira, P. A. (2024). A MOTIVAÇÃO NO E-LEARNING: FATORES MOTIVACIONAIS PARA OS DISCENTES E DESAFIOS PARA OS DOCENTES. Revista Ilustração, 5(3), 191–199. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.297

Edição

Seção

Artigos Científicos