INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Narciso Marques Miranda Must University, Estados Unidos
  • Alexsandro Narciso de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Eva Vilma Maria da Silva Espíndola Must University, Estados Unidos
  • Kênia Cristina Soares Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Vivienn Marques da Silva Bezerra Faculdade de Minas, Muriaé, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.296

Resumo

A inteligência artificial é um meio que tem sido empregado em diversos setores. Com o advento da globalização foram surgindo diversos aplicativos e softwares capazes de criar novas ferramentas de aprendizagem para os educandos. O objetivo geral desse trabalho é relacionar a inteligência artificial com a educação e como objetivos específicos podemos destacar: 1-refletir sobre as vantagens, desvantagens e desafios enfrentados pelos docentes em relação à inserção da Inteligência Artificial na educação; 2- verificar a aplicação bem-sucedida da Inteligência Artificial em uma Instituição de ensino. Para execução desse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica com base nos objetivos em caráter qualitativo. Por essa razão é extremamente necessário o estudo da IA voltado para a educação, afinal de contas educadores atualmente precisam se atualizar com formação e capacitação continuada para estarem cada vez mais preparados para esse novo tempo que estamos vivendo. A cada dia as pessoas se encontram cada vez mais distanciadas umas das outras por meio dessas ferramentas e aparelhos tecnológicos, o que pode ser um fator negativo, no entanto, porque não usar a IA como um fator positivo da educação que seja transformador e revolucionário. Diante disso, a questão a se colocar para elaboração desse paper é de que forma a Inteligência Artificial pode contribuir para alunos e professores? A metodologia empregada para esse paper foi a bibliográfica. Esse tipo de pesquisa contemplou artigos e periódicos publicados através do google acadêmico nos últimos dez anos. Conclui-se o paper mostrando que o trabalho com IA em Insituições de ensino dá sim muito resultado.

Biografia do Autor

Narciso Marques Miranda, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Alexsandro Narciso de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University.

Eva Vilma Maria da Silva Espíndola, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Kênia Cristina Soares Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Vivienn Marques da Silva Bezerra, Faculdade de Minas, Muriaé, MG, Brasil

Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade de Minas.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Miranda, N. M., Oliveira, A. N. de, Espíndola, E. V. M. da S., Ferreira, K. C. S., & Bezerra, V. M. da S. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ilustração, 5(3), 183–190. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.296

Edição

Seção

Artigos Científicos