ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

DA TEORIA A PRATICA INCLUSIVA

Autores

  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Evaristo Fernandes de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Luiz Carlos Melo Gomes Must University, Estados Unidos
  • Luiz Marcelo Passos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Mirene da Cruz Silva Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.293

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial que atende alunos com deficiência, problemas globais de desenvolvimento e habilidades superiores. Este serviço facilita a criação, o desenvolvimento e a implementação de recursos educativos que eliminam os obstáculos que impedem todos os alunos de participar no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta as suas necessidades educativas específicas, o seu potencial e não a sua falta de capacidade. Esta assistência suplementar e/ou complementar à formação promove a autonomia e independência do aluno na escola, na vida familiar e no mundo real. Atendimento educacional especializado - O AEE tem capacidade de identificar, desenvolver e dispor recursos educacionais que eliminem obstáculos à plena participação dos alunos e considerem suas necessidades específicas, no entanto para chegar ao atual status o AEE passou por uma gama de transformações de foi desde o reconhecimento que os indivíduos são capazes e necessitam de um atendimento especifico como o desenvolvimento de ações que promovam a integração social de todos. Neste sentido a presente analise aqui abordada traz um breve histórico do processo de evolução que o AEE teve até alcançar a valorização e sua importância social com o processo de inclusão escolar.

Biografia do Autor

Mackson Azevedo Mafra, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de lá Integración de Las Américas. UNIDA-PY.

Evaristo Fernandes de Almeida, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Luiz Carlos Melo Gomes, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Luiz Marcelo Passos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales.

Mirene da Cruz Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), ES, Brasil

Pós-graduanda em Neurociência Aplicada à Aprendizagem Instituição: Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Mafra, M. A., Almeida, E. F. de, Gomes, L. C. M., Passos, L. M., & Silva, M. da C. (2024). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DA TEORIA A PRATICA INCLUSIVA. Revista Ilustração, 5(3), 137–149. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.293

Edição

Seção

Artigos Científicos