A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REFLEXÕES E DIRETRIZES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.291Resumo
Este estudo abordou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação de professores para a educação infantil, com foco nas mudanças curriculares, metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais no ensino. O objetivo geral foi compreender a influência da BNCC na formação docente e nas práticas pedagógicas, visando uma educação infantil mais inclusiva e adaptada às demandas contemporâneas. Através de uma revisão bibliográfica, foram analisadas obras relevantes sobre o tema. Os resultados indicaram que a BNCC promoveu avanços significativos na estrutura curricular, requerendo dos educadores o desenvolvimento de novas competências e a adaptação de suas práticas pedagógicas. Destacou-se a relevância das metodologias ativas e da integração de tecnologias digitais como ferramentas eficazes para engajamento e aprendizado infantil. Além disso, enfatizou-se a necessidade de formação continuada para professores enfrentarem os desafios da educação inclusiva e diversificada, sobretudo diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. As considerações finais ressaltaram a importância de repensar as abordagens pedagógicas em alinhamento com as diretrizes da BNCC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sophia Romero Motta, Camila Sabino de Araujo, Dirceu da Silva, Leila Costa, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.