A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

REFLEXÕES E DIRETRIZES

Autores

  • Sophia Romero Motta Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil
  • Camila Sabino de Araujo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Leila Costa Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG, Brasil
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.291

Resumo

Este estudo abordou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação de professores para a educação infantil, com foco nas mudanças curriculares, metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais no ensino. O objetivo geral foi compreender a influência da BNCC na formação docente e nas práticas pedagógicas, visando uma educação infantil mais inclusiva e adaptada às demandas contemporâneas. Através de uma revisão bibliográfica, foram analisadas obras relevantes sobre o tema. Os resultados indicaram que a BNCC promoveu avanços significativos na estrutura curricular, requerendo dos educadores o desenvolvimento de novas competências e a adaptação de suas práticas pedagógicas. Destacou-se a relevância das metodologias ativas e da integração de tecnologias digitais como ferramentas eficazes para engajamento e aprendizado infantil. Além disso, enfatizou-se a necessidade de formação continuada para professores enfrentarem os desafios da educação inclusiva e diversificada, sobretudo diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. As considerações finais ressaltaram a importância de repensar as abordagens pedagógicas em alinhamento com as diretrizes da BNCC.

Biografia do Autor

Sophia Romero Motta, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil

Graduanda de Letras /Inglês pela Universidade de Sorocaba (UNISO). 

Camila Sabino de Araujo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Leila Costa, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG, Brasil

Especialização em Geografia e Educação Ambiental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). 

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Motta, S. R., Araujo, C. S. de, Silva, D. da, Costa, L., & Narciso, R. (2024). A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E DIRETRIZES. Revista Ilustração, 5(3), 103–117. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.291

Edição

Seção

Artigos Científicos