USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Universidade Estadual do Mato Grosso, Dourados, MT
  • Kesia Nascimento da Cruz Must University, Estados Unidos
  • Paula Welliana Araujo Martins Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Valéria Costa Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.290

Resumo

Este trabalho baseia-se em uma revisão bibliográfica sobre o uso de tecnologias no ensino de ciências da natureza com alunos do ensino fundamental II. O objetivo visa evidenciar como o uso das tecnologias auxilia no ensino e interesse dos estudantes pelos conteúdos de ciências da natureza. A partir das pesquisas realizadas e das referências encontradas, foi possível observar que os alunos encontram-se desinteressados pelos temas estudados, logo os docentes têm buscado novas formas de apresentar e ensinar os conteúdos, sendo o uso das tecnologias uma maneira que tem se mostrado eficiente como alguns estudos mostram, onde cerca de 81% dos discentes afirmam que o uso de aplicativos como o Scratch é interessante, torna a aula mais dinâmica e faz com que os estudantes entendam e absorvam melhor os conteúdos. Portanto é notável a necessidade de um engajamento por parte dos professores para que as tecnologias sejam utilizadas em sala de aula, visando a melhoria de compreensão e a formação de cidadãos conscientes e investigativos.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Gomes, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Carlos Machado, Universidade Estadual do Mato Grosso, Dourados, MT

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso.

Kesia Nascimento da Cruz, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Paula Welliana Araujo Martins, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestranda em Odontologia pela Universidade de Fortaleza. 

Valéria Costa Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Gomes, L. F., Machado, J. C., Cruz, K. N. da, Martins, P. W. A., & Souza, V. C. (2024). USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Ilustração, 5(3), 91–101. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.290

Edição

Seção

Artigos Científicos