DESIGN INSTRUCIONAL E EDUCAÇÃO

PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E EFICAZ

Autores

  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Elionides José da Costa Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Nivaldo Pedro de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Wesley Schulz Mungo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.289

Resumo

O Design Instrucional (DI) é uma abordagem sistemática que traduz os princípios de aprendizagem em planos para materiais e atividades educacionais. Utilizando modelos busca criar ambientes de aprendizagem significativos, sendo essencial para o sucesso do ensino online e corporativo. O DI é uma ferramenta crucial na promoção de resultados positivos na educação contemporânea. A metodologia adotada envolveu uma revisão de literatura em estudos relacionados ao tema, visando esclarecer os objetivos propostos. O objetivo central deste trabalho foi abordar o design instrucional, destacando práticas, especialmente no modelo Dick and Carey, e a contribuição do profissional de design instrucional para a qualidade do ensino. A discussão enfocou a promoção da personalização da aprendizagem e a integração efetiva de recursos tecnológicos, alinhados às necessidades e características dos alunos na educação contemporânea. Contudo, o design instrucional (DI) é fundamental na educação contemporânea, transformando princípios de aprendizagem em planos instrucionais. Modelos como o ADDIE e Dick and Carey oferecem estruturas abrangentes para esse processo, com destaque para o último, que possui nove fases interdependentes. Apesar das vantagens, como abordagem sistemática e foco no aluno, o modelo enfrenta desafios, como demanda por recursos e rigidez estrutural. O profissional de design instrucional desempenha papel crucial ao projetar estratégias e materiais, integrando tecnologia para uma educação personalizada e significativa. Em suma, o design instrucional, aliado ao modelo Dick and Carey e à expertise do profissional, é fundamental para aprimorar a qualidade da educação contemporânea, integrando análise de necessidades, estratégias inovadoras e tecnologia.

Biografia do Autor

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Elionides José da Costa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Nivaldo Pedro de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas e pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Wesley Schulz Mungo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Meroto, M. B. das N., Costa, E. J. da, Pereira, F. A., Oliveira, N. P. de, & Mungo, W. S. (2024). DESIGN INSTRUCIONAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E EFICAZ. Revista Ilustração, 5(3), 79–90. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.289

Edição

Seção

Artigos Científicos