DESIGN INSTRUCIONAL E EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E EFICAZ
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.289Resumo
O Design Instrucional (DI) é uma abordagem sistemática que traduz os princípios de aprendizagem em planos para materiais e atividades educacionais. Utilizando modelos busca criar ambientes de aprendizagem significativos, sendo essencial para o sucesso do ensino online e corporativo. O DI é uma ferramenta crucial na promoção de resultados positivos na educação contemporânea. A metodologia adotada envolveu uma revisão de literatura em estudos relacionados ao tema, visando esclarecer os objetivos propostos. O objetivo central deste trabalho foi abordar o design instrucional, destacando práticas, especialmente no modelo Dick and Carey, e a contribuição do profissional de design instrucional para a qualidade do ensino. A discussão enfocou a promoção da personalização da aprendizagem e a integração efetiva de recursos tecnológicos, alinhados às necessidades e características dos alunos na educação contemporânea. Contudo, o design instrucional (DI) é fundamental na educação contemporânea, transformando princípios de aprendizagem em planos instrucionais. Modelos como o ADDIE e Dick and Carey oferecem estruturas abrangentes para esse processo, com destaque para o último, que possui nove fases interdependentes. Apesar das vantagens, como abordagem sistemática e foco no aluno, o modelo enfrenta desafios, como demanda por recursos e rigidez estrutural. O profissional de design instrucional desempenha papel crucial ao projetar estratégias e materiais, integrando tecnologia para uma educação personalizada e significativa. Em suma, o design instrucional, aliado ao modelo Dick and Carey e à expertise do profissional, é fundamental para aprimorar a qualidade da educação contemporânea, integrando análise de necessidades, estratégias inovadoras e tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monique Bolonha das Neves Meroto, Elionides José da Costa, Filomena Alves Pereira, Nivaldo Pedro de Oliveira, Wesley Schulz Mungo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.