DESIGN INSTRUCIONAL E EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E EFICAZ
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.289Resumo
O Design Instrucional (DI) é uma abordagem sistemática que traduz os princípios de aprendizagem em planos para materiais e atividades educacionais. Utilizando modelos busca criar ambientes de aprendizagem significativos, sendo essencial para o sucesso do ensino online e corporativo. O DI é uma ferramenta crucial na promoção de resultados positivos na educação contemporânea. A metodologia adotada envolveu uma revisão de literatura em estudos relacionados ao tema, visando esclarecer os objetivos propostos. O objetivo central deste trabalho foi abordar o design instrucional, destacando práticas, especialmente no modelo Dick and Carey, e a contribuição do profissional de design instrucional para a qualidade do ensino. A discussão enfocou a promoção da personalização da aprendizagem e a integração efetiva de recursos tecnológicos, alinhados às necessidades e características dos alunos na educação contemporânea. Contudo, o design instrucional (DI) é fundamental na educação contemporânea, transformando princípios de aprendizagem em planos instrucionais. Modelos como o ADDIE e Dick and Carey oferecem estruturas abrangentes para esse processo, com destaque para o último, que possui nove fases interdependentes. Apesar das vantagens, como abordagem sistemática e foco no aluno, o modelo enfrenta desafios, como demanda por recursos e rigidez estrutural. O profissional de design instrucional desempenha papel crucial ao projetar estratégias e materiais, integrando tecnologia para uma educação personalizada e significativa. Em suma, o design instrucional, aliado ao modelo Dick and Carey e à expertise do profissional, é fundamental para aprimorar a qualidade da educação contemporânea, integrando análise de necessidades, estratégias inovadoras e tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monique Bolonha das Neves Meroto, Elionides José da Costa, Filomena Alves Pereira, Nivaldo Pedro de Oliveira, Wesley Schulz Mungo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.