A INCLUSÃO DIGITAL NA PALMA DA MÃO

O USO DO TALKBACK E VOICEOVER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores

  • Jorge José Klauch Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Antonio Guilherme da Cruz Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil
  • Mauri Alves da Silva Logos University International, Estados Unidos
  • Paula Welliana Araujo Martins Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.288

Resumo

Este artigo investigou as interfaces TalkBack e VoiceOver como elementos cruciais para promover a acessibilidade digital entre pessoas com deficiência visual. O objetivo central foi explorar o impacto dessas tecnologias, abordando conceitos de Tecnologias Assistivas (TA) e seu papel na autonomia e inclusão educacional. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem teórica sólida, dialogando com referências como Torres, Mazzoni e Alves (2002), Carvalho et al. (2005), e Thomas et al. (2015). A metodologia consistiu na análise de conceitos fundamentais de acessibilidade digital, na revisão da legislação vigente, notadamente o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), e na consulta a estudos sobre o uso das TA na educação de deficientes visuais. A discussão foi estruturada em torno dos desafios atuais, com destaque para a necessidade de compatibilidade de aplicativos de terceiros e a importância do engajamento de empresas de desenvolvimento na promoção da acessibilidade. Os resultados indicam que, apesar dos desafios presentes, o futuro da inclusão digital móvel para deficientes visuais é promissor. Diretrizes de design inclusivo, conscientização crescente e evolução constante dos recursos, exemplificados pelo TalkBack e VoiceOver, sugerem uma experiência cada vez mais aprimorada e inclusiva. Este estudo visa contribuir para a discussão sobre práticas inclusivas, impulsionando a transformação em direção a um ambiente digital verdadeiramente acessível e igualitário para todos.

Biografia do Autor

Jorge José Klauch, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Candido Mendes.

Antonio Guilherme da Cruz Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza.

Maria Cleonice Santos de Melo Penha, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Estadual Vale Do Acaraú.

Mauri Alves da Silva, Logos University International, Estados Unidos

Doutorando em Teologia pela Logos University International.

Paula Welliana Araujo Martins, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestranda em Odontologia pela Universidade de Fortaleza.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Klauch, J. J., Lima, A. G. da C., Penha, M. C. S. de M., Silva, M. A. da, & Martins, P. W. A. (2024). A INCLUSÃO DIGITAL NA PALMA DA MÃO: O USO DO TALKBACK E VOICEOVER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. Revista Ilustração, 5(3), 65–78. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.288

Edição

Seção

Artigos Científicos