JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO
O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS E APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.286Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a importância das metodologias ativas na educação, para isso a discussão irá se basear em como o uso de jogos na educação pode revolucionar o aprendizado. Faz-se necessário apresentar um contexto histórico do uso de jogos com a finalidade pedagógica, bem como explanar quais são os desafios que o docente enfrenta para a utilização das metodologias ativas no dia a dia, com ênfase no uso de jogos pedagógicos na educação. Outro aspecto importante a ser discutido são quais são as características que o docente necessita para a aplicabilidade desta metodologia ativa no dia a dia nas instituições de ensino. Assim, o artigo visa refletir a respeito do uso pedagógico da utilização de jogos na educação contemporânea, os desafios enfrentados pelos docentes para a utilização das metodologias ativas e a formação docente, visto que abrange apresentar as características necessárias aos docentes para a utilização de jogos pedagógicos, bem como os resultados na aprendizagem com o uso das metodologias ativas. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender diversos aspectos relacionados ao uso de jogos pedagógicos em prol da aprendizagem e os desafios que o docente enfrenta para desenvolver sua prática nas instituições de ensino contemporâneas e quais as características necessárias ao docente para poder aplicá-la.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jordana Romero Silva, Antonio Guilherme da Cruz Lima, Claudia Ribeiro, Jessé Marques Lima Costa, Joberto da Silva Pessanha Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.