JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO

O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS E APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA

Autores

  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos
  • Antonio Guilherme da Cruz Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Claudia Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Jessé Marques Lima Costa Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai
  • Joberto da Silva Pessanha Junior Christian Business School, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.286

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a importância das metodologias ativas na educação, para isso a discussão irá se basear em como o uso de jogos na educação pode revolucionar o aprendizado. Faz-se necessário apresentar um contexto histórico do uso de jogos com a finalidade pedagógica, bem como explanar quais são os desafios que o docente enfrenta para a utilização das metodologias ativas no dia a dia, com ênfase no uso de jogos pedagógicos na educação. Outro aspecto importante a ser discutido são quais são as características que o docente necessita para a aplicabilidade desta metodologia ativa no dia a dia nas instituições de ensino.  Assim, o artigo visa refletir a respeito do uso pedagógico da utilização de jogos na educação contemporânea, os desafios enfrentados pelos docentes para a utilização das metodologias ativas e a formação docente, visto que abrange apresentar as características necessárias aos docentes para a utilização de jogos pedagógicos, bem como os resultados na aprendizagem com o uso das metodologias ativas. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender diversos aspectos relacionados ao uso de jogos pedagógicos em prol da aprendizagem e os desafios que o docente enfrenta para desenvolver sua prática nas instituições de ensino contemporâneas e quais as características necessárias ao docente para poder aplicá-la.

Biografia do Autor

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Antonio Guilherme da Cruz Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

 Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza. 

Claudia Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  

Jessé Marques Lima Costa, Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai

Doutorando em Educação pela Universidad Leonardo da Vinci.

Joberto da Silva Pessanha Junior, Christian Business School, Estados Unidos

Mestrando em Ciências da Educação pela Christian Business School.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Silva, J. R., Lima, A. G. da C., Ribeiro, C., Costa, J. M. L., & Pessanha Junior, J. da S. (2024). JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS E APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA . Revista Ilustração, 5(3), 43–51. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.286

Edição

Seção

Artigos Científicos