PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E METODOLOGIA INOVADORA NO CURRÍCULO

Autores

  • Valterlina Rosa Boueres Pinheiro
  • Lindoracy Almeida Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Sandra Maria Rodrigues Lopes
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Shirle Maklene Veras

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.285

Resumo

Este trabalho investiga a intersecção entre tecnologias educacionais, metodologias inovadoras, o currículo e a interatividade no processo de ensino-aprendizagem. Identifica-se o desafio de alinhar estes elementos para fomentar uma aprendizagem que seja relevante e eficaz no século XXI. O objetivo geral é analisar como a incorporação de inovações tecnológicas e pedagógicas influencia o currículo e promove a interatividade, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes. Através da revisão de literatura, focando em estudos como os de Campos (2017) sobre robótica educacional e Silva, Bilessimo e Machado (2021) sobre o modelo TPACK para capacitação docente, este estudo destaca a necessidade de uma abordagem integrada que considere tecnologias, metodologias, currículo e interatividade. Os resultados apontam para a eficácia da robótica educacional e a importância da capacitação docente no uso de tecnologias educacionais como meios de engajar os alunos e promover aprendizados significativos. Conclui-se que a integração bem-sucedida desses elementos é crucial para preparar os alunos para os desafios futuros, exigindo políticas educacionais e práticas institucionais que suportem tal integração.

Biografia do Autor

Valterlina Rosa Boueres Pinheiro

Especialista em Alfabetização e Letramento.

Lindoracy Almeida Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Sandra Maria Rodrigues Lopes

Especialista em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Shirle Maklene Veras

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Gestão Escolar, Administração, Orientação e Inspeção.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Pinheiro, V. R. B., Santos, L. A., Lopes, S. M. R., Santos, S. M. A. V., & Veras, S. M. (2024). PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E METODOLOGIA INOVADORA NO CURRÍCULO. Revista Ilustração, 5(3), 37–42. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.285

Edição

Seção

Artigos Científicos