O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Claudio Giovane Prando Milli Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Jéssica Marinho Medeiros Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Rosimar Rodrigues Souza

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.284

Resumo

A globalização e os avanços tecnológicos oriundos deste processo trouxeram grandes mudanças na sociedade como um todo, logo, o sistema educacional não ficou de fora. Assim, todos os documentos atuais, norteadores da prática educacional, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Novo Currículo do Estado do Espírito Santo, suas aplicações como o Ensino Integral, bem como o Ensino a Distância – EAD ou Híbrido trazem o aluno como protagonista, como centro do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, quebra de paradigmas devem ocorrer, sobretudo por parte do professor, que passa a ser um mediador do processo, devem inserir metodologias ativas, criar espaços que motivem os alunos à um aprendizado significativo. Neste contexto, considerar as necessidades históricas, sociais e cognitivos dos alunos é uma das grandes funções dos espaços de aprendizagem, tanto físicos, quanto virtuais. Os ambientes de aprendizagem devem proporcionar a mediação e a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências e ampliar as redes de relacionamentos. Diante desta conjuntura, o objetivo deste artigo, baseado em estudiosos da temática é realizar uma revisão bibliográfica do papel do professor e o ambiente de aprendizagem.

Biografia do Autor

Claudio Giovane Prando Milli, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Camila Sabino de Araujo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Jéssica Marinho Medeiros, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosimar Rodrigues Souza

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Milli, C. G. P., Araujo, C. S. de, Medeiros, J. M., Ferreira, P. A., & Souza, R. R. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM . Revista Ilustração, 5(3), 29–35. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.284

Edição

Seção

Artigos Científicos