O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.284Resumo
A globalização e os avanços tecnológicos oriundos deste processo trouxeram grandes mudanças na sociedade como um todo, logo, o sistema educacional não ficou de fora. Assim, todos os documentos atuais, norteadores da prática educacional, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Novo Currículo do Estado do Espírito Santo, suas aplicações como o Ensino Integral, bem como o Ensino a Distância – EAD ou Híbrido trazem o aluno como protagonista, como centro do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, quebra de paradigmas devem ocorrer, sobretudo por parte do professor, que passa a ser um mediador do processo, devem inserir metodologias ativas, criar espaços que motivem os alunos à um aprendizado significativo. Neste contexto, considerar as necessidades históricas, sociais e cognitivos dos alunos é uma das grandes funções dos espaços de aprendizagem, tanto físicos, quanto virtuais. Os ambientes de aprendizagem devem proporcionar a mediação e a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências e ampliar as redes de relacionamentos. Diante desta conjuntura, o objetivo deste artigo, baseado em estudiosos da temática é realizar uma revisão bibliográfica do papel do professor e o ambiente de aprendizagem.
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Copyright (c) 2024 Claudio Giovane Prando Milli, Camila Sabino de Araujo, Jéssica Marinho Medeiros, Patrícia Alves Ferreira, Rosimar Rodrigues Souza
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