O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.284Resumo
A globalização e os avanços tecnológicos oriundos deste processo trouxeram grandes mudanças na sociedade como um todo, logo, o sistema educacional não ficou de fora. Assim, todos os documentos atuais, norteadores da prática educacional, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Novo Currículo do Estado do Espírito Santo, suas aplicações como o Ensino Integral, bem como o Ensino a Distância – EAD ou Híbrido trazem o aluno como protagonista, como centro do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, quebra de paradigmas devem ocorrer, sobretudo por parte do professor, que passa a ser um mediador do processo, devem inserir metodologias ativas, criar espaços que motivem os alunos à um aprendizado significativo. Neste contexto, considerar as necessidades históricas, sociais e cognitivos dos alunos é uma das grandes funções dos espaços de aprendizagem, tanto físicos, quanto virtuais. Os ambientes de aprendizagem devem proporcionar a mediação e a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências e ampliar as redes de relacionamentos. Diante desta conjuntura, o objetivo deste artigo, baseado em estudiosos da temática é realizar uma revisão bibliográfica do papel do professor e o ambiente de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudio Giovane Prando Milli, Camila Sabino de Araujo, Jéssica Marinho Medeiros, Patrícia Alves Ferreira, Rosimar Rodrigues Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.