METODOLOGIAS ATIVAS

INOVANDO O PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Benedito Braz Sobrinho Must University, Estados Unidos
  • Christiane Diniz Guimarães Must University, Estados Unidos
  • Edivan Jorge Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Luciane Pereira de Castilho Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.282

Resumo

As metodologias ativas representam um redirecionamento essencial no ensino, colocando o aluno como protagonista do processo educacional. Focadas na participação ativa e na aplicação prática do conhecimento, estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Colaborativa buscam promover um ambiente dinâmico e inclusivo. Ao desafiar o modelo tradicional de aprendizagem passiva, essas abordagens fomentam habilidades socioemocionais e cognitivas, preparando os alunos para desafios contemporâneos. Contudo, a implementação dessas metodologias enfrenta desafios como resistência à mudança, falta de recursos tecnológicos e necessidade de capacitação docente. Para superar tais obstáculos, são essenciais estratégias de formação continuada, acesso a tecnologias adequadas e apoio institucional. Com a aplicação prática dessas estratégias na escola, observou-se um aumento na participação dos alunos, melhorias no desempenho escolar e uma maior integração de conceitos teóricos com a prática, especialmente notáveis nas disciplinas eletivas e no apoio a alunos da Educação Especial.

Biografia do Autor

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Benedito Braz Sobrinho, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Christiane Diniz Guimarães, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Edivan Jorge Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciencias de La Educación, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Luciane Pereira de Castilho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Meroto, M. B. das N., Sobrinho, B. B., Guimarães, C. D., Costa, E. J., & Castilho, L. P. de. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS: INOVANDO O PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Ilustração, 5(3), 11–18. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.282

Edição

Seção

Artigos Científicos