MATRIZ SWOT COMO AUXÍLIO AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NA ANÁLISE DE PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Vander Aparecido de Castro Must University, Estados Unidos
  • Eliane Rozario da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva Must University, Estados Unidos
  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • João Alves Pereira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.281

Resumo

A gestão escolar é um elemento basilar dentro de uma unidade educacional, logo o administrador acadêmico deve buscar ferramentas para auxiliar na garantia da efetivação do processo de ensino-aprendizagem, superando obstáculos e articulando estratégias em diferentes segmentos. O objetivo deste trabalho é apresentar a análise SWOT e propor sua aplicação através da identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma situação hipotética para cooperar na resolução de problemas enfrentados pela gestão de uma unidade de ensino pública em relação a redução do número de alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica cujo instrumento de pesquisa foi a revisão de literatura.   Chegou-se a conclusão que com planejamento, análise detalhada e a reflexão coletiva de todos os envolvidos no processo, o gestor através da análise SWOT possui a capacidade de superar, ou ao menos amenizar, os problemas que surgem como possíveis prejuízos para a instituição de ensino quanto a atenuação do quantitativo de discentes.

Biografia do Autor

Vander Aparecido de Castro, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Eliane Rozario da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio Feitosa Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Castro, V. A. de, Silva, E. R. da, Vilalva, E. A. de M. M., Rodrigues, F. F., & Pereira, J. A. (2024). MATRIZ SWOT COMO AUXÍLIO AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NA ANÁLISE DE PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Revista Ilustração, 5(3), 3–10. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.281

Edição

Seção

Artigos Científicos