MATRIZ SWOT COMO AUXÍLIO AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR
IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NA ANÁLISE DE PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.281Resumo
A gestão escolar é um elemento basilar dentro de uma unidade educacional, logo o administrador acadêmico deve buscar ferramentas para auxiliar na garantia da efetivação do processo de ensino-aprendizagem, superando obstáculos e articulando estratégias em diferentes segmentos. O objetivo deste trabalho é apresentar a análise SWOT e propor sua aplicação através da identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma situação hipotética para cooperar na resolução de problemas enfrentados pela gestão de uma unidade de ensino pública em relação a redução do número de alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica cujo instrumento de pesquisa foi a revisão de literatura. Chegou-se a conclusão que com planejamento, análise detalhada e a reflexão coletiva de todos os envolvidos no processo, o gestor através da análise SWOT possui a capacidade de superar, ou ao menos amenizar, os problemas que surgem como possíveis prejuízos para a instituição de ensino quanto a atenuação do quantitativo de discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vander Aparecido de Castro, Eliane Rozario da Silva, Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Fábio Feitosa Rodrigues, João Alves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.