A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO PEC/MUNICÍPIOS: REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA COMO CATEGORIAS ÚTEIS À FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Vania Gomes de Souza Universidad del Sol, Paraguai
  • Nedilson José Gomes de Melo Universidad del Sol, Paraguai
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7834-4362

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.280

Resumo

A presente pesquisa tem como principal justificativa a necessidade de compreender como a reflexão, a experiência e a memória podem ser categorias úteis para a formação continuada dos professores. A partir dessa perspectiva, busca-se investigar de que forma esses elementos podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo uma prática pedagógica mais eficaz e significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, etapa fundamental em qualquer trabalho acadêmico, pois permite a coleta de informações relevantes e atualizadas sobre o tema em questão. Conclui-se que os Programas de Educação Continuada (PEC) desempenham um papel fundamental na formação e desenvolvimento profissional, contribuindo para a atualização constante de conhecimentos e habilidades dos profissionais, tornando-os mais competitivos e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em constante evolução. É essencial investir na educação continuada para se manter atualizado e se destacar no mercado de trabalho.

Publicado

28-03-2024

Como Citar

Souza, V. G. de, Melo, N. J. G. de, & Guerra, A. de L. e R. (2024). A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO PEC/MUNICÍPIOS: REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA COMO CATEGORIAS ÚTEIS À FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Ilustração, 5(2), 21–27. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.280

Edição

Seção

Artigos Científicos