O QUE PENSAM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO E QUESTÕES DE GÊNERO?

DIÁLOGO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA NO SERTÃO PARAIBANO

Autores

  • André Magno Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Jamile Ariele Cruz de Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil
  • Maria Albertania Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.279

Resumo

Objetivamos descrever como docentes de Educação Física na Educação Básica do Estado da Paraíba na microrregião do sertão Paraibano estabelecem diálogos sobre mídia-educação e questões de gênero. No que tange à metodologia aplicada para propor informações que pudessem responder ao objetivo, optamos pelo estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, respaldando-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa colaborativa. A coleta de informações ocorreu entre setembro a dezembro de 2022, juntamente à formação continuada a qual foi ofertada para os docentes colaboradores. Ao todo, cinco docentes participaram. Sobre a mídia-educação, o grupo de docentes colaboradores indicaram uma postura de dessaber sobre o subcampo. Sobre as percepções em torno das questões de gênero, entendemos que as falas podem ser influenciadas por inúmeros fatores. Por fim, tanto no subcampo da mídia-educação quanto no subcampo das questões de gênero na escola, o conjunto de docentes de EF ainda precisa se apropriar dos conhecimentos relacionados, pois a subjetividade de cada um(a) tem sido a responsável pela tomada de decisões.

Biografia do Autor

André Magno Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus- Sousa. Especialista em Educação Física escolar. Especialista em docência do ensino superior. Mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) vinculado à UFRN. Participou do projeto de extensão: liga de combate à obesidade infantil e do projeto de extensão MoviMente. Atuou na área escolar pelo Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID) e na Residência Pedagógica durante os períodos de 2018 a 2019, também foi supervisor do PIBID entre os anos de 2022 a 2023. Foi presidente do conselho escolar durante os anos de 2021 a 2023.Tem como objeto de estudo as seguintes temáticas: I) formação Inicial e continuada, II) Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e na Educação Física. Atualmente, professor efetivo do IFPE. 

Jamile Ariele Cruz de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil

Licencianda em Educação Física pelo IFPB.

Maria Albertania Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Licenciada em Educação Física e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.   

Publicado

09-04-2024

Como Citar

Silva, A. M. G. da, Aquino, J. A. C. de, & Silva, M. A. G. da. (2024). O QUE PENSAM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO E QUESTÕES DE GÊNERO? DIÁLOGO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA NO SERTÃO PARAIBANO. Revista Ilustração, 5(2), 29–40. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.279

Edição

Seção

Artigos Científicos