O QUE PENSAM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO E QUESTÕES DE GÊNERO?
DIÁLOGO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA NO SERTÃO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.279Resumo
Objetivamos descrever como docentes de Educação Física na Educação Básica do Estado da Paraíba na microrregião do sertão Paraibano estabelecem diálogos sobre mídia-educação e questões de gênero. No que tange à metodologia aplicada para propor informações que pudessem responder ao objetivo, optamos pelo estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, respaldando-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa colaborativa. A coleta de informações ocorreu entre setembro a dezembro de 2022, juntamente à formação continuada a qual foi ofertada para os docentes colaboradores. Ao todo, cinco docentes participaram. Sobre a mídia-educação, o grupo de docentes colaboradores indicaram uma postura de dessaber sobre o subcampo. Sobre as percepções em torno das questões de gênero, entendemos que as falas podem ser influenciadas por inúmeros fatores. Por fim, tanto no subcampo da mídia-educação quanto no subcampo das questões de gênero na escola, o conjunto de docentes de EF ainda precisa se apropriar dos conhecimentos relacionados, pois a subjetividade de cada um(a) tem sido a responsável pela tomada de decisões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Magno Gomes da Silva, Jamile Ariele Cruz de Aquino, Maria Albertania Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.