METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

ENFOQUE NO PORTFÓLIO

Autores

  • Maura Aparecida de Souza Must University, Estados Unidos
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Circe Carneiro de Leão Must University, Estados Unidos
  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Souza Santos Detoni Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.275

Resumo

Uma educação rodeada por evoluções tecnológicas, físicas e, principalmente, de interesses pessoais diversificados, requer uma nova estrutura, uma ressignificação ímpar. E é neste contexto que as metodologias ativas de ensino estão diretamente relacionadas, pois podem auxiliar as várias formas de aprendizagem considerando o aluno em seu contexto pessoal e social. Diante disto o trabalho tem como indagação: De que maneira as metodologias ativas com enfoque no uso do portfólio especificamente, pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e na formação de sujeitos pensantes e atuantes em uma sociedade que está em constante evolução? Tem como objetivo geral analisar, de forma teórica, as metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda considerando a relação existente entre as novas metodologias de ensino e as inovações nas formas de aprendizagem com o uso do portfólio. A metodologia utilizada no presente trabalho é a de pesquisa bibliográfica qualitativa, com uso de artigos, teses e referenciais sobre o tema aqui abordado; obras publicadas nos últimos dez anos. Mesmo com todo este sistema de ensino e suas eficazes ferramentas de aprendizagem, no qual este cenário nos aponta cada vez mais para virtualização de conteúdos, é concluído que o professor continua sendo o elo principal no processo de ensino-aprendizagem com o uso de metodologias ativas mediadas pele portfólio.

Biografia do Autor

Maura Aparecida de Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Circe Carneiro de Leão, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Vanessa Souza Santos Detoni, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Souza, M. A. de, Almeida, A. B. B., Leão, C. C. de, Laet, L. E. F., & Detoni, V. S. S. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ENFOQUE NO PORTFÓLIO. Revista Ilustração, 5(1), 299–311. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.275

Edição

Seção

Artigos Científicos