METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
ENFOQUE NO PORTFÓLIO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.275Resumo
Uma educação rodeada por evoluções tecnológicas, físicas e, principalmente, de interesses pessoais diversificados, requer uma nova estrutura, uma ressignificação ímpar. E é neste contexto que as metodologias ativas de ensino estão diretamente relacionadas, pois podem auxiliar as várias formas de aprendizagem considerando o aluno em seu contexto pessoal e social. Diante disto o trabalho tem como indagação: De que maneira as metodologias ativas com enfoque no uso do portfólio especificamente, pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e na formação de sujeitos pensantes e atuantes em uma sociedade que está em constante evolução? Tem como objetivo geral analisar, de forma teórica, as metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda considerando a relação existente entre as novas metodologias de ensino e as inovações nas formas de aprendizagem com o uso do portfólio. A metodologia utilizada no presente trabalho é a de pesquisa bibliográfica qualitativa, com uso de artigos, teses e referenciais sobre o tema aqui abordado; obras publicadas nos últimos dez anos. Mesmo com todo este sistema de ensino e suas eficazes ferramentas de aprendizagem, no qual este cenário nos aponta cada vez mais para virtualização de conteúdos, é concluído que o professor continua sendo o elo principal no processo de ensino-aprendizagem com o uso de metodologias ativas mediadas pele portfólio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maura Aparecida de Souza, Alessandra Barboza Barros Almeida, Circe Carneiro de Leão, Lucas Estevão Fernandes Laet, Vanessa Souza Santos Detoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.