O INDIVÍDUO PRIVADO E A DESCARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.27Resumo
A pesquisa tematiza a análise sociológica desenvolvida por Richard Sennett no contexto da sociedade contemporânea, buscando desdobrar perspectivas para pensar a educação. Objetiva refletir sobre a emergência da noção de indivíduo e de intimismo no mundo moderno e a crescente descaracterização do espaço público como um desafio potencial para a educação. O desenvolvimento deste esforço delimita o problema da noção de público em uma perspectiva temporal que circunscreve os séculos XIX e XX à luz dos escritos de Sennett, bem como, a partir do diálogo com outros pensadores que enriquecem a tematização. O movimento histórico dos séculos XIX e XX promove instabilidade nos meios públicos da sociedade contemporânea, o que dilui a noção de relações públicas e de responsabilidade pelo mundo coletivo, descaracterizando o valor e sentido público da educação. Em face às mudanças nestes séculos, busca-se nas obras de Sennett um entendimento acerca das transformações implicadas na passagem do capitalismo clássico para o capitalismo tardio. Tal percurso teórico possibilita compreender os elementos que tencionam e desafiam a cultura, o ensino público e as políticas educacionais neste cenário. A educação enquanto atividade voltada ao bem comum, relacionada com a esfera pública, é diretamente atingida pelas mudanças produzidas pelo capitalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Claudir Miguel Zuchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.