CONVERGÊNCIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

CIDADANIA, PRÁTICAS DIGITAIS E GESTÃO DE RISCOS NO AMBIENTE ESCOLAR CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Iracilda Maria Nunes Veluta Alves Must University, Estados Unidos
  • Andreza de Souza Cardoso Must University, Estados Unidos
  • Rosana Réus Must University, Estados Unidos
  • Shirleide Costa dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos
  • Silvia Renata de Carvalho Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.269

Resumo

Neste artigo, exploramos a relevância e eficácia das mídias digitais e linguagem audiovisual no contexto do ensino online. Em um cenário marcado pela revolução digital, discutimos como essas ferramentas vão além do simples acesso ao conhecimento, impactando profundamente o processo de aprendizagem. Examinamos a diversidade de mídias digitais, como vídeos interativos e blogs, e como elas podem ser aplicadas de maneira inovadora para promover um aprendizado envolvente e personalizado, abordando distintas disciplinas. Uma experiência prática de uso de blogs educativos no ensino de português ilustrou o potencial pedagógico das mídias digitais. Ao adotar uma abordagem qualitativa, combinando revisão bibliográfica e estudos de caso, destacamos a transformação do ensino mediado por essas tecnologias. As considerações finais ressaltam a necessidade de abordagens criteriosas e adaptáveis para a integração de mídias digitais, considerando o constante desenvolvimento tecnológico. Ao promover uma aprendizagem mais participativa e interativa, as mídias digitais emergem como ferramentas essenciais na modernização do ensino, com potencial para redefinir o futuro da educação em um mundo em constante evolução.

Biografia do Autor

Iracilda Maria Nunes Veluta Alves, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Andreza de Souza Cardoso, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosana Réus, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Shirleide Costa dos Santos Barbosa, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Silvia Renata de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Alves, I. M. N. V., Cardoso, A. de S., Réus, R., Barbosa, S. C. dos S., & Carvalho, S. R. de. (2024). CONVERGÊNCIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: CIDADANIA, PRÁTICAS DIGITAIS E GESTÃO DE RISCOS NO AMBIENTE ESCOLAR CONTEMPORÂNEO. Revista Ilustração, 5(1), 251–258. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.269

Edição

Seção

Artigos Científicos