REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.268Resumo
A educação é um campo intrinsecamente vinculado ao processo de aquisição de conhecimento e à formação de indivíduos. Tradicionalmente, o modelo pedagógico predominante pautava-se na transmissão de informações por parte do professor, colocando o estudante em uma posição passiva. No entanto, nas últimas décadas, as metodologias ativas emergiram como um paradigma educacional disruptivo e inovador. O presente artigo, através de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tem como objetivo principal discutir sobre as metodologias ativas na educação, para tal, foram dispostos os seguintes objetivos específicos: identificar quais são as metodologias ativas; demonstrar como a tecnologia está envolvida nas metodologias ativas e exemplificar detalhadamente sobre uma metodologia ativa. Estas metodologias representam uma mudança substancial na abordagem pedagógica, colocando o estudante como protagonista do processo de aprendizado. A tecnologia desempenha um papel significativo nesse contexto, permitindo a personalização da aprendizagem, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. Um exemplo paradigmático é o Design Thinking, uma metodologia que se destaca por sua ênfase na criatividade e na resolução de problemas, com o uso estratégico da tecnologia para criar protótipos digitais e promover a colaboração online. Como conclusão, almeja-se obter informações que comprovem a importância das metodologias ativas na educação, em suma, este artigo destaca que as metodologias ativas na educação, aliadas à tecnologia, têm o potencial de revolucionar o processo de aprendizado, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos, críticos e inovadores, preparados para os desafios de um mundo em constante transformação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rui César Ranzani, Erica Tais Souza Kul, Narciso Marques Miranda, Solange Aparecida Gallo, Vanessa Rodrigues de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.