REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rui César Ranzani Must University, Estados Unidos
  • Erica Tais Souza Kul Must University, Estados Unidos
  • Narciso Marques Miranda Must University, Estados Unidos
  • Solange Aparecida Gallo Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Rodrigues de Lima Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.268

Resumo

A educação é um campo intrinsecamente vinculado ao processo de aquisição de conhecimento e à formação de indivíduos. Tradicionalmente, o modelo pedagógico predominante pautava-se na transmissão de informações por parte do professor, colocando o estudante em uma posição passiva. No entanto, nas últimas décadas, as metodologias ativas emergiram como um paradigma educacional disruptivo e inovador. O presente artigo, através de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tem como objetivo principal discutir sobre as metodologias ativas na educação, para tal, foram dispostos os seguintes objetivos específicos: identificar quais são as metodologias ativas; demonstrar como a tecnologia está envolvida nas metodologias ativas e exemplificar detalhadamente sobre uma metodologia ativa. Estas metodologias representam uma mudança substancial na abordagem pedagógica, colocando o estudante como protagonista do processo de aprendizado. A tecnologia desempenha um papel significativo nesse contexto, permitindo a personalização da aprendizagem, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. Um exemplo paradigmático é o Design Thinking, uma metodologia que se destaca por sua ênfase na criatividade e na resolução de problemas, com o uso estratégico da tecnologia para criar protótipos digitais e promover a colaboração online. Como conclusão, almeja-se obter informações que comprovem a importância das metodologias ativas na educação, em suma, este artigo destaca que as metodologias ativas na educação, aliadas à tecnologia, têm o potencial de revolucionar o processo de aprendizado, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos, críticos e inovadores, preparados para os desafios de um mundo em constante transformação.

 

Biografia do Autor

Rui César Ranzani, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Erica Tais Souza Kul, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Narciso Marques Miranda, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Solange Aparecida Gallo, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Vanessa Rodrigues de Lima, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Ranzani, R. C., Kul, E. T. S., Miranda, N. M., Gallo, S. A., & Lima, V. R. de. (2024). REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(1), 239–249. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.268

Edição

Seção

Artigos Científicos