O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

AS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E A TECNOLOGIA

Autores

  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Andréia Ferreira Nascimento de Paula Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Thaysa Aguiar Barbosa Moura Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.266

Resumo

As recorrentes mudanças no ambiente educacional advém, principalmente, das mudanças sociais ocasionadas pela inserção das tecnologias na educação e pelo avanço constante dessas tecnologias. Desse modo, tornou-se normal o surgimento de diversas tendências educacionais que visam trazer inovação pedagógica à prática docente, buscando desenvolver atividades mais interessantes que utilizem as tecnologias como ferramentas mediadoras no processo de ensino, favorecendo a aprendizagem do estudante ao adotar práticas mais interativas, mais comunicativas, dialógicas e críticas no ambiente educativo. Favorecendo também o desenvolvimento da autonomia do aluno que deve ser visto como o grande ator e protagonista de sua aprendizagem. Diante da breve contextualização, observa-se a necessidade de entender melhor o papel do professor no ambiente de aprendizagem, buscando entender a relação do professor com os estudantes e desses com as tecnologias, diante das novas tendências para a educação no século XXI. A metodologia que foi utilizada para conseguir responder tal objetivo foi a pesquisa bibliográfica que, por sua vez, diz respeito ao método de pesquisa que recorre a materiais já produzidos sobre o tema para buscar, nessas produções bibliográficas, auxílios para atender ao objetivo proposto. Assim, após a realização desse estudo chegou-se a conclusão de que o papel do professor tem ganhado cada vez mais determinações e continua sendo imprescindível no processo educativo, pois o professor é quem será o facilitador e mediador do percurso de aprendizagem do aluno, pois sem ele (o professor), o aluno terá muito mais dificuldade para percorrer esse caminho.

Biografia do Autor

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Andréia Ferreira Nascimento de Paula, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Thaysa Aguiar Barbosa Moura, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Coelho, A. M. L., Paula, A. F. N. de, Santos, L. C. B., Ferreira, M. B. de S., & Moura, T. A. B. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: AS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E A TECNOLOGIA. Revista Ilustração, 5(1), 225–232. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.266

Edição

Seção

Artigos Científicos