O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
AS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E A TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.266Resumo
As recorrentes mudanças no ambiente educacional advém, principalmente, das mudanças sociais ocasionadas pela inserção das tecnologias na educação e pelo avanço constante dessas tecnologias. Desse modo, tornou-se normal o surgimento de diversas tendências educacionais que visam trazer inovação pedagógica à prática docente, buscando desenvolver atividades mais interessantes que utilizem as tecnologias como ferramentas mediadoras no processo de ensino, favorecendo a aprendizagem do estudante ao adotar práticas mais interativas, mais comunicativas, dialógicas e críticas no ambiente educativo. Favorecendo também o desenvolvimento da autonomia do aluno que deve ser visto como o grande ator e protagonista de sua aprendizagem. Diante da breve contextualização, observa-se a necessidade de entender melhor o papel do professor no ambiente de aprendizagem, buscando entender a relação do professor com os estudantes e desses com as tecnologias, diante das novas tendências para a educação no século XXI. A metodologia que foi utilizada para conseguir responder tal objetivo foi a pesquisa bibliográfica que, por sua vez, diz respeito ao método de pesquisa que recorre a materiais já produzidos sobre o tema para buscar, nessas produções bibliográficas, auxílios para atender ao objetivo proposto. Assim, após a realização desse estudo chegou-se a conclusão de que o papel do professor tem ganhado cada vez mais determinações e continua sendo imprescindível no processo educativo, pois o professor é quem será o facilitador e mediador do percurso de aprendizagem do aluno, pois sem ele (o professor), o aluno terá muito mais dificuldade para percorrer esse caminho.
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Copyright (c) 2024 Ana Maria Lemes Coelho , Andréia Ferreira Nascimento de Paula , Laurita Christina Bonfim Santos , Mariza Batista de Sousa Ferreira , Thaysa Aguiar Barbosa Moura
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