GESTÃO DA MUDANÇA E SEU IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.264Resumo
O presente artigo foi elaborado por meio de um estudo descritivo que se iniciou com um estudo bibliográfico sobre a importância da gestão da mudança frente às constantes transformações pelas quais as organizações têm enfrentado a fim de se manterem competitivas e eficazes. As mudanças ocorrem frequentemente, conforme as pressões e ações do ambiente interno e externo, provocando assim uma quebra de paradigmas e adequando cultural organizacional aos novos tempos. Mas para que essas mudanças sejam implementadas, seu processo deve se dar de forma holística, levando-se em consideração todos os níveis organizacionais, bem como todos os afetados devem ser previamente comunicados acerca dos motivos e benefícios da mudança a ser implementada. Com isso, os membros da equipe terão papel atuante no processo de mudança e não se sentirão excluídos e forçados a realizar um processo que não reconhecem. Quaisquer que sejam as mudanças a serem implementadas, estas serão mais difíceis de lidar quando implementadas por alguém que não pertencente à organização, gerando desconfiança e resistência por aqueles que devem fazer parte do planejamento. A pesquisa bibliográfica deste artigo foi desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente por artigos científicos e pesquisa documental realizada através de blogs e sites sobre o tema abordado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laurita Christina Bonfim Santos, Jordana Romero Silva, Lívia Martins Arruda, Rodrigo Vieira Ribeiro, Vanessa Morgado Madeira Caldeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.