CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIA

INTEGRAÇÃO

Autores

  • Kesia Nascimento da Cruz Must University, Estados Unidos
  • Francisco Marlos Carneiro Angelim Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Paula Welliana Araujo Martins Must University, Estados Unidos
  • Valéria Costa Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.261

Resumo

As tecnologias se fazem cada vez mais presentes em diversos setores da sociedade contemporânea, não sendo diferente na educação. Nesse sentido, torna-se difícil pensar a educação hoje sem mencionar as tecnologias, pois elas já ultrapassaram os muros das escolas e se fazem presentes no cotidiano de alunos e professores. Diante desse novo contexto, o presente estudo originou-se do interesse em compreender a importância de se pensar em um currículo escolar que favoreça as novas demandas educacionais da sociedade contemporânea. Diante dessa indagação a pesquisa teve como objetivo mostrar que as tecnologias da Informação e comunicação (TIC) se tornaram ferramentas indispensáveis no processo de ensino aprendizagem. Propôs-se neste trabalho uma pesquisa bibliográfica que buscará entender o papel das TICs na inovação das aulas, e a relevância dessa tecnologia estar descrita no currículo escolar. As análises se pautarão na leitura de estudiosos que tratam sobre a importância da inserção da tecnologia no cenário educacional, além de teses e/ou dissertações que tratam sobre a temática. Os mecanismos de busca que portassem informações científicas a respeito do assunto foram: Livros físicos e digitais; Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Tendo em vista a discussão acerca a necessidade de inovação tecnológica na educação o estudo apresentou uma proposta inovadora implantada no currículo das escolas públicas de São Paulo. O estudo também trouxe assuntos referentes à importância da atualização do professor frente a essas inovações, destacando a importância do seu papel na mediação, seleção e condução das informações que chegam até o aluno.

Biografia do Autor

Kesia Nascimento da Cruz, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Francisco Marlos Carneiro Angelim, Must University, Estados Unidos

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso.

Paula Welliana Araujo Martins, Must University, Estados Unidos

Especialista em Enfermagem Estética pelo Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba. 

Valéria Costa Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Cruz, K. N. da, Angelim, F. M. C., Machado, J. C., Martins, P. W. A., & Souza, V. C. (2024). CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIA: INTEGRAÇÃO. Revista Ilustração, 5(1), 179–188. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.261

Edição

Seção

Artigos Científicos