CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIA
INTEGRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.261Resumo
As tecnologias se fazem cada vez mais presentes em diversos setores da sociedade contemporânea, não sendo diferente na educação. Nesse sentido, torna-se difícil pensar a educação hoje sem mencionar as tecnologias, pois elas já ultrapassaram os muros das escolas e se fazem presentes no cotidiano de alunos e professores. Diante desse novo contexto, o presente estudo originou-se do interesse em compreender a importância de se pensar em um currículo escolar que favoreça as novas demandas educacionais da sociedade contemporânea. Diante dessa indagação a pesquisa teve como objetivo mostrar que as tecnologias da Informação e comunicação (TIC) se tornaram ferramentas indispensáveis no processo de ensino aprendizagem. Propôs-se neste trabalho uma pesquisa bibliográfica que buscará entender o papel das TICs na inovação das aulas, e a relevância dessa tecnologia estar descrita no currículo escolar. As análises se pautarão na leitura de estudiosos que tratam sobre a importância da inserção da tecnologia no cenário educacional, além de teses e/ou dissertações que tratam sobre a temática. Os mecanismos de busca que portassem informações científicas a respeito do assunto foram: Livros físicos e digitais; Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Tendo em vista a discussão acerca a necessidade de inovação tecnológica na educação o estudo apresentou uma proposta inovadora implantada no currículo das escolas públicas de São Paulo. O estudo também trouxe assuntos referentes à importância da atualização do professor frente a essas inovações, destacando a importância do seu papel na mediação, seleção e condução das informações que chegam até o aluno.
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Copyright (c) 2024 Kesia Nascimento da Cruz, Francisco Marlos Carneiro Angelim , João Carlos Machado , Paula Welliana Araujo Martins , Valéria Costa Souza
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